CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A campeã olímpica Rosa Mota e Telma Monteiro, vice-campeã do Mundo de judo, marcaram presença, esta quarta-feira, num ciclo de conferências designado “Deliquência…Essa Não…”. O objectivo: demonstrar a alunos do ensino básico que o desporto pode ser uma alternativa de vida à violência.

A iniciativa decorre em três freguesias de Loures. Rosa Mota e Telma Monteiro falaram durante cerca de uma hora com cinco dezenas de alunos da escola de Camarate. As atletas desvendaram os “segredos” das suas conquistas ao longo dos seus percursos profissionais.

"Nós treinámos muito, e abdicamos de muitas coisas das quais gostamos mas no final o sabor da vitória é recompensador", realçou Rosa Mota.

Telma Monteiro apelou à consciência dos jovens estudantes e explicou-lhes que "estão numa idade em que ainda podem escolher aquilo que querem para o seu futuro".

"Lembrem-se sempre de que o sítio onde nasceram nada tem a ver com aquilo que vocês são. Tracem um objectivo na vossa vida e vão atrás dos vossos sonhos", disse a judoca.

Os alunos da escola de Camarate manifestaram satisfação por receber a visita de atletas tão importantes e garantiram que alguns dos conselhos ali deixados dão que pensar.

O ciclo de conferências é uma iniciativa conjunta do Ministério da Administração Interna e do Governo Civil de Lisboa dirigida a jovens em idade escolar.

Fonte: Infordesporto 17/06/2009