CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Miguel Machado, director-técnico da Federação Portuguesa de Esgrima, acredita que Portugal pode conquistar medalhas na 21ª edição da Taça do Mundo de Esgrima, pela primeira vez, na FIL, Parque das Nações, no âmbito do Lisboa Boat Show – Salão Internacional Náutico de Portugal e da Sport Show  - Feira do Desporto Activo, que decorre até domingo.

“João Cordeiro, que no ano passado conquistou a medalha de bronze, Joaquim Vieira e mais um ou outro podem ganhar medalhas. Acredito na boa representação de Portugal, mas o desporto não é uma ciência exacta e a competição não está fraca”, afirma Miguel Machado.

Integrada nas comemorações do Centenário da República, a prova começa amanhã, pelas 12 horas, com as participações de 20 portugueses, sobressaindo os nomes de Pedro Arede, Ricardo Candeias, Filipe Pequito e Hélder Borges, que lutam pela presença no quadro principal, composto por 64 esgrimistas, e pelo acesso à final. No domingo, já com as presenças de Joaquim Videira e João Cordeiro, a competição inicia-se a partir das 9 horas, estando a disputa pelos lugares do pódio agendada para as 15.30 horas.

Vão estar 21 países na contenda, com mais de 100 atletas em acção, inclusive o espanhol José Luís Abajo, cabeça de série nº1 da Taça do Mundo de Lisboa, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e quarto classificado do Mundial.

Fonte: AIP 05/02/2010