CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Voar de balão no Porto era o objectivo da 10ª Travessia de Balão de Ar Quente, mas restrições aeroportuárias obrigaram os participantes a deslocarem-se para o Concelho da Maia, mais a norte, impedido assim que a direcção do Vento Sul/Norte aproximasse os balonistas do aeroporto.

Com todas as medidas de segurança acauteladas, e sem lugar de take-off definido, os 10 pilotos que participaram escolheram o melhor local para descolar, e houve mesmo quem pedisse um quintal emprestado por poucos minutos!!

E como os balões também não aterram onde querem mas para onde o vento os leva, Benoit Simeons da Bélgica, escolheu o recreio de uma escolha, para delicia e encanto de centenas de crianças que tão cedo não esquecerão esta manhã.

Estas mudanças e a procura do melhor local acontecem em dias de voo livre (sem competição). De facto, o local previamente escolhido era o Palácio de Cristal, por ter sido o primeiro local no Porto a receber balões de ar quente, no início do século passado.

A exibição dos balões no centro da cidade limitou-se aos voos cativos na tarde de domingo. Na Av. dos Aliados, no Largo da Cordoaria, no Parque da Cidade e no Palácio de Cristal muitas centenas de pessoas quiseram ver de perto e experimentar as sensações de um voo cativo.

A presença e a perícia dos grandes pilotos nacionais e internacionais anteciparam um pouco aquilo que é a experiência de entrar num cesto e de ver a cidade de um outro ângulo. Também houve tempo para satisfazer algumas dúvidas, a equipa do exército aproveitou o interesse dos transeuntes da Avenida dos Aliados para uma aproximação ao balonismo.

Depois de anulado o voo inaugural em Ponte de Lima, devido ao mau tempo que se fez sentir toda a manhã, coube à cidade do Porto ver no ar os primeiros balões da 10ª Travessia.

Assim o primeiro voo livre terá lugar na manhã do dia 31 de Março com largada do Palácio de Cristal. Da parte da tarde, está agendado um Voo livre com largada da Praça da Canção em Coimbra. Será feita uma visita especial à romântica fonte dos amores na Quinta das Lágrimas, cenário dos amores proibidos de D. Pedro e Inês de Castro.

Coimbra é então palco, na manhã do primeiro dia de Abril, do primeiro Voo Competição com largada da Praça da Canção. A meio da manhã, a Caravana da travessia estaciona frente ao Mosteiro de Alcobaça que receberá da parte da tarde novo Voo Competição que partirá do Mosteiro da Batalha. A noite fica reservada a voos nocturnos e a um espectáculo musical frente ao Mosteiro de Alcobaça.

No dia seguinte, os balões partem de manhã cedo de Alcobaça com destino a Santarém, onde, à tarde terá lugar novo Voo Competição com largada do Centro Nacional de Exposições. No dia 3 de Abril, pela manhã, arrancará novo Voo com partida no mesmo centro de Exposições de Santarém. A caravana da Travessia aguarda junto à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. O Voo da tarde tem largada na zona das Piscinas.

No último dia da Travessia, 4 de Abril, realiza-se da parte da manhã, um Voo de Competição com partida na Fortificação de Monsaraz. A Caravana da Travessia estará estacionada no Jardim do Bacalhau em Beja. Ás 15h00 será realizado um Voo cativo no Parque da Cidade e o Voo de Encerramento da Competição está marcado para as 17h, ainda em local a designar.

Este evento é organizado pelo Clube Português de Balonismo, produzido pela Realizar e conta com o apoio do Turismo de Portugal e a participação de 30 equipa oriundas de diferentes países europeus.

Segundo Manuel Vaz, CEO da Realizar: "Queremos mostrar um país maravilhoso, onde não há só monumentos. Há pessoas, há cheiros, há sabores e vistas maravilhosas. Por isso, no ano em que a travessia faz 10 anos, o tema não podia ser uma melhor homenagem ao País que vamos percorrer durante 8 dias."

A prova, que decorre até dia 4 de Abril, tem como tema as "Maravilhas de Portugal". Uma consagração do que de melhor o nosso país tem para oferecer em diferentes vertentes: gastronomia, cultura, monumentos e claro sem esquecer as maravilhas naturais que vistas de cima têm outro encanto.


Fonte: Infordesporto 31/03/2008