CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O Wushu representado pelos atletas Portugueses no 4º Campeonato da Europa de Wushu Tradicional

A Seleção Nacional de Wushu Kung Fu que representou Portugal no 4º Campeonato da Europa de Wushu Tradicional na Geórgia, de 13 a 21 de Maio terminou a sua participação com 4 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 3 medalhas de bronze.

Tomás Marques (Sub 12 masculinos) atleta da cidade de Vila Nova de Famalicão, em 4 provas que disputou conquistou 3 medalhas de pódio, uma medalha de ouro, uma de prata e uma de Bronze. Ainda da cidade de Vila Nova de Famalicão o atleta José Amorim conquistou medalha de ouro e o Bernardo Vieira medalha de Bronze. Miguel Azevedo (sénior), atleta da cidade de Arouca nas três provas que competiu conquistou duas medalhas de ouro. Sílvia Cruz (cadete) atleta da cidade do Porto conquistou uma medalha de Bronze.

Dos 7 atletas (5 juniores e 2 seniores) que constituíram a Seleção Nacional que representou Portugal na Geórgia, o balanço foi extremamente positivo.

A disputa dos pódios envolveu em competição países fortes na modalidade como a Rússia e a Ucrânia. O Wushu praticado em Portugal tem vindo a evoluir com as escolas de jovens atletas em formação, aqui representadas na Seleção Nacional pela Associação de Artes Marciais Chinesas She-Si (Porto), a Associação de Choy Lee Fat do Porto (Porto e Arouca) e a Associação Desportiva de Wushu Jing-she (Vila Nova de Famalicão). Estas Associações têm tido uma posição preponderante no trabalho físico, técnico, cívico e ético destes atletas. Um trabalho que é reconhecido, pelo elevado nível de Wushu, pelas Seleções Nacionais dos países adversários.

Foi uma excelente prestação dos nossos atletas numa competição que junta os melhores atletas de alta competição da europa.

Seleção Nacional do 4º Campeonato da Europa de Wushu Tradicional na Geórgia, de 13 a 21 de Maio 4 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 3 medalhas de bronze

Fonte: FPAMC, 26/06/2017