CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A atleta internacional Filipa Lamy, melhor portuguesa no ranking mundial, voltou aos 'courts' na semana anterior após uma lesão diagnosticada no passado mês de Dezembro pelos médicos do Centro de Alto Rendimento de Lisboa.

"Trata-se de uma lesão normal face ao desporto em questão, visto ser um desporto de repetição. A partir de agora tenho que me preparar muito bem fisicamente nas pré-competições, e tenho que interpretar muito bem os sinais que o corpo vai dando", afirmou a atleta.

A atleta portuguesa fez uma paragem para reabilitação, após ter conseguido entrar em dois quadros principais de torneios Super Series, tornando-se na primeira portuguesa a alcançar o feito durante o mês de Novembro, nos torneios Denmark Open e French Open Super Series.

Os objectivos da atleta para esta época passam pela conquista do título da 1ª Divisão de Equipas Mistas pelo seu clube, a União Desportiva de Santana. Quanto ao plano internacional a atleta afirmou que nada sabe pois a Federação Portuguesa de Badminton ainda não comunicou aos atletas de Alta Competição os objectivos para 2009.

Na actualidade está a contratação de Tom John, que para Filipa Lamy será um incremento de qualidade para a alta competição: "Vejo-o mais como um treinador de jogadores de elite, e não como um coordenador/organizador da formação. Tem trabalhado com jogadores de top mundial, com a nata. Contudo ele será importante para o devido acompanhamento dos talentos que a modalidade vai dando. Fico muito feliz com a contratação, mas por outro lado infeliz porque sei que ele não deverá treinar-me a mim e a outros atletas de Alta Competição em Lisboa, o que seria positivo para todos".

Daniel Moura, treinador madeirense que acompanhou Filipa Lamy no Projecto Pequim 2008 do Comité Olímpico de Portugal afirmou: "O Tom é um dos melhores do Mundo, e isso não deixa dúvidas a ninguém. Será muito bom para os atletas de topo a vinda dele para Portugal, agora espero que o deixem trabalhar com os atletas, e que ele não seja mais um treinador de secretária. Podem colher-se muitos frutos desta contratação, a curto, médio e a longo prazo, desde que se promova o contacto no court do Tom com treinadores e atletas."


Fonte: Infordesporto 19/01/2009