CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Santos Oliveira inicia hoje, na cidade dinamarquesa de Odense, a sua presença no Campeonato da Europa individual de três tabelas integrado num lote de 32 bilharistas onde se encontram todos os melhores do Velho Continente.

O jogador do FC Porto, que no início do ano conquistou o título nacional, está inscrito como o 22.º mais cotado do torneio e 31.º no ranking europeu. Na primeira fase da prova - uma poule que apurará dois jogadores para os oitavos-de-final -, o português enfrenta às 13h00 o alemão Martin Horn, recente vencedor da etapa da Turquia da Taça do Mundo, e, às 21h00, um de dois belgas: Peter de Backer ou Rommy Brants.

Perante um trio de profissionais, Santos Oliveira não deixou de revelar ambição. "Apesar de ir ter pela frente jogadores que treinam, sozinhos, seis horas por dia, vou tentar passar à fase seguinte e estar entre os apurados para os oitavos-de-final."

A experiência do bilharista de 57 anos é um dos trunfos do português, pois compete em três tabelas desde 1977. Apesar de esta ser a sua primeira presença na prova individual mais qualificada da Europa, o portista, recordando bons resultados do passado, não teme a estreia: "Estive em 2006/07, com o Rui Manuel, no Europeu de selecções e tivemos um bom resultado. Conseguimos qualificar Portugal para o Mundial."

Fonte: O Jogo 21/05/2009