CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O ano de 2009 já tinha tudo para ser considerado o melhor de sempre do pool nacional. Com entradas no quadro final do Eurotour de Itália (Pedro Fonseca 5.º e Nuno Santos 17.º) e com o 9.º lugar de Henrique Correia no Campeonato da Europa de Bola 9, o corrente ano seria já com certeza muito especial.

Porém, os feitos conseguidos em Las Vegas, pela comitiva lusa em geral e por Bruno Sousa em particular, vieram colocar um acento tónico numa realidade inatacável: Portugal está a evoluir a passos largos rumo ao futuro!

Por tudo isto, a BCA 2009 será para sempre lembrada como o maior momento do pool nacional. O 1.º lugar de Bruno Sousa (primeira vitória de sempre de um atleta nacional num certame planetário), o 7.º de Manuel Pereira, o 9.º de Hélder Reis (fantástico se tivermos em atenção que se tratou de um atleta de categoria Regular na passada temporada) e o 13.º de Jorge Tinoco são resultados mais do que fantásticos. Com este feito, Portugal tem agora mais quatro Masters nesta competição.

A tudo isto teremos ainda de juntar o facto também o algarvio Nuno Ramos (49.º) ter entrado no quadro final, de mais de duas dezenas de atletas terem trazido de Las Vegas prémios monetários a nível individual, e de termos tido duas equipas no quadro final da prova rainha (Pro Pool 5 em 17.º - Bruno Sousa, João Fonseca, Manuel Pereira, Miguel Sancho, Nuno Rolo e Pedro France – e Pro Pool 1 em 48.º - Albino Carvalho, Jorge Tinoco, José Delgado, Luís Aires e Nuno Ramos). Sem esquecer, logicamente, a magnífica performance de Manuel Gama na competição de profissionais do Predator 10 Ball (17.º lugar entre os 112 melhores do mundo), bem como a presença histórica de um português apurado através de uma competição lusa (António Neves, vencedor da Pool Elite da Liga Pro Pool).

Se dúvidas houvesse, bastava ouvir o que se escutava nos corredores do Riviera Hotel onde, um pouco espantados com a performance lusa, os norte-americanos iam elogiando repetidamente os atletas nacionais, sendo que rapidamente a comitiva portuguesa passou a ser o centro das atenções em terras do “Tio Sam”, quer para os seus congéneres, quer para a organização do maior torneio de Bola 8 do mundo.

Depois de 11 dias de intensas emoções, a chegada a Portugal foi talvez o momento de maior alegria vivido por todos. A presença de numerosos jogadores nacionais, famílias e amigos veio engrandecer o momento. Na Portela, foi feito o justo tributo a Bruno Sousa, cantado o nome de Portugal e as lágrimas correram novamente.

Agora, é tempo de recarregar baterias. O defeso está aí e como ele a dança das transferências, das mudanças de equipas e do treino puro e duro. Contudo, em breve recomeçará tudo. Os melhores da Europa terão já em Agosto o Eurotour da Áustria, em Setembro o da Holanda e, de 14 a 17 de Outubro, o de Portugal, organizado pela Pro Pool. Pelo meio, de 9 a 12 de Setembro, a Anadia receberá a prova internacional de maior prestígio a nível de Bola 10 – o Predator 10 Ball –, um torneio que acolherá os melhores do mundo.

Portugal está de facto no meio a rota internacional do pool. Os resultados começam a aparecer, os apoios também e os reflexos de tudo isto já se vêem. É tempo de dar asas ao futuro e partir á conquista do mundo!

Fonte: Infordesporto 21/05/2009