CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Além da grande vitória do sénior Rui Sousa na classe rainha do Jet Ski, Ski GP, o Campeonato Europeu de Slalom que se disputou este fim-de-semana em Mirandela ficou marcada pela conquista dos títulos de campeões da Europa por parte de pilotos portugueses nas classes mais jovens.

Em Juniores A e B, dois pilotos da Madeira fizeram história e ontem subiram ao mais alto posto do pódio para receber o prémio do 1º lugar do Campeonato depois de terem vencido os seus adversários nas águas do Rio Tua. João Cardoso, 11 anos, tornou-se este fim-de-semana o campeão da Europa de Slalom da classe de Juniores A ao fazer o melhor tempo, batendo o prodígio do Brasil, o piloto David Prado, também de 11 anos, que se quedou em 2º lugar. O 3º lugar foi ocupado pelo português Sabastião Barbosa.

Em Juniores B, o titulo de Campeão da Europa de Slalom foi arrecadado pelo piloto da Selecção Nacional, Henrique Rosa Gomes, jovem de 14 anos que, em Outubro, se desloca a Lake Havasu, Estados Unidos, para disputar o Campeonato do Mundo de Jet Ski. O piloto da Madeira teve pela frente a concorrência do fortíssimo belga, Phil Sergers, mas o estágio de uma semana em Mirandela, promovido pela Federação Portuguesa de Jet Ski terá dado os seus resultados, e levado o jovem atleta a lutar até ao fim pela vitória final. Sergers contentou-se com a segunda posição, seguido, em terceiro, por Marco Gomes, piloto de Câmara de Lobos, nos Açores.

Sem títulos europeus, mas com direito a lugares no pódio estiveram outros pilotos portugueses nas diferentes classes que compõem a competição. Em Ski Stock Lite, João Sousa, outro piloto da Selecção Nacional que vai ao Mundial de Lake Havasu, conquistou o segundo lugar atrás do belga, Phil Sergers. Em terceiro lugar, ficou Henrique Rosa Gomes que também competiu nesta classe.

Em Ski Limited Ladies, a japonesa Yuki Kurohashi conquistou o título de campeã ao arrebatar o primeiro lugar, seguindo-se as pilotos Sandra Fernandez (2º) e Mariana Pontes (3º).

Atrás do espanhol Ismael Rojas, ficaram em Runabout Stock os pilotos portugueses José Manuel Ankos (2º) e Filipe Filipe (3º), enquanto na classe Sport, Luís Fragoso despediu-se das competições obtendo um segundo lugar do pódio, numa classe vencida pelo belga, Bart Sergers. Em terceiro, ficou o piloto Miguel Jorge.  

De relembrar ainda, que Sábado à noite, os irmãos Sousa, Rui e Tiago, protagonizaram o grande espectáculo da finalíssima deste Campeonato Europeu de Slalom ao vencer a classe de Ski GP de Slalom após um duelo contra o campeão do mundo de Jet Ski, Jean Baptiste Botti e o campeão europeu, Nacho Armillas Guardiolla. Rui Sousa tornou-se campeão da Europa de Slalom, enquanto Tiago ficou com o segundo posto. Botti e Armillas quedaram-se em terceiro lugar, em ex-equo.

Em Runabout GP, o título de Campeão da Europa de Slalom foi conquistado pelo espanhol Pablo Lindner, seguindo-se o seu conterrâneo, Artur Campos. Em terceiro lugar, ficou o português Filipe Filipe, conquistando assim um lugar no pódio.

Mirandela viveu assim mais um fim-de-semana de grande adrenalina e competitividade, recebendo um evento que já se realiza há 15 anos neste local, e que, segundo um estudo citado pelo presidente da Câmara, José Silvano, na Cerimónia de Abertura, traz um retorno ao comércio local de 500 mil Euros. Isto sem contar com o impacto positivo que4 advém da divulgação internacional e nacional das provas pela Comunicação Social da promoção do  evento.

Fonte: FPJS 01/08/2011