CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Terminou o Grand Slam de Paris da FIJ, uma das provas mais conceituadas e exigentes do circuito mundial, onde estiveram em competição dez judocas portugueses (seis convocados e quatro a expensas próprias).

Telma Monteiro destacou-se ao conquistar a medalha de bronze na categoria dos -57Kg. Só a nipónica Aiko Sato conseguiu travar Telma Monteiro, que já havia vencido Belen Atchura do Chile, Andreea Chitu da Roménia e a francesa Sarah Loko por ippon.  Recordamos que Telma Monteiro já alcançou, nesta disputadíssima prova, a prata em 2007 e o bronze em 2008.

Também esteve em destaque o atleta João Pina, que alcançou um honroso 5º lugar na categoria de -73Kg. Após um começo promissor, com duas vitórias, João Pina disputou um combate muito equilibrado com o húngaro Attila Ungvari com quem acabaria por perder, à decisão por bandeiras. Também João Pina já subiu, por duas vezes, ao terceiro lugar pódio na provade Paris. De salientar que, na História das participações portuguesas em Paris, apenas Pedro Soares (-100 kg) conseguiu alcançar o ouro em 1998.

André Alves, na sua estreia em Paris, começou muito bem ao vencer o francês Johann Etienne mas, seria afastado no segundo combate pelo norte-americano Nicholas Delpopolo, a cinquenta e oito segundos do fim do prolongamento, pela  diferença mínima de yuko.  

Na categoria dos -52 kg, Joana Ramos foi afastada precocemente pela francesa Penélope Bonna (wazari). Também João Neto e Diogo Lima, ambos a representar Portugal nos -81Kg, seriam afastados ao primeiro combate frente a adversários de Israel (Yoel Razvozov) e Cuba (Osmay Cruz Quintana), respectivamente.

A expensas próprias competiram, nas cateorias mais leves, Sergiu Oleinic (-66 kg) que cedeu perante o ucraniano Sergiy Pliyev (wazari) e André Soares (-60 kg) ultrapassado pelo japonês Toru Shishime por ippon. Nas categorias mais pesadas participaram Tiago Rodrigues e Cristophe Lopes, ambos nos -90Kg, também precocemente afastados ao primeiro combate por Mlan Randl (Eslováquia) e Robert Lee (EUA).

Destaque para o árbitro Internacional Nuno Carvalho, uma presença já habitual nas grandes provas internacionais, nomeadamente, nos Blocos de Finais. Nesta edição do Grand Slam de Paris estiveram em competição 511 atletas oriundos de 79 países. O Japão afirmou-se lider do medalheiro, seguido-se a França (2ª) e a Holanda(3º).

Quem também marcou presença em Paris foi o olímpico Nuno Delgado, que apresentou no Paris Bercy - o Movimento Cívico "Achieve, Collect & Give Back" e o projecto "Maior Aula de Judo do Mundo", que acontecerá em Lisboa a 11 de junho de 2011. O lançamento deste projecto foi bem acolhido pelos espectadores franceses.

Fonte. FPJudo 07/02/2011