CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Campeonato do Mundo de Orientação em BTT prosseguiu hoje na região de Montalegre com a preparação no terreno para a Final de Distância Média que se disputa amanhã no Parque do Rio Cávado, o rio que banha a vila.

Um dia mais calmo, depois da final de Sprint Urbano na cidade de Chaves que, ontem, consagrou o australiano Adrian Jackson como bi-campeão do Mundo de Orientação em BTT na disciplina de Sprint e deixou o português Daniel Marques à porta do muito ambicionado Top10 Mundial por apenas um segundo.  Em senhoras, o ouro foi para a polaca Anna Kaminska enquanto os juniores Marie Brezinova (Checoslováquia) e Grigory Medvedev (Rússia) conquistaram o primeiro lugar do pódio nas suas categorias.

Durante todo o dia de hoje, os atletas participaram na Prova Modelo em Floresta, no Concelho de Boticas, a 45 minutos de Montalegre, para testar o terreno e as condições que amanhã encontrarão no percurso da Final onde se discute mais quatros títulos mundiais – Campeões do Mundo Seniores femininos e masculinos e Juniores femininos e masculinos da disciplina de Distância Média. A prova modelo foi realizada em Boticas por oferecer condições muitos semelhantes às que os atletas terão pela frente na final da disciplina.

Uma final que vai levar a população de Montalegre à rua para ver correr os 300 atletas que se encontram na vila barrosã vindos de 26 países e três continentes, e onde não faltam convidados de honra como o antigo futebolista Rui Barros e Delmiro Pereira, director da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Como explica Eduardo Oliveira, Director de Prova, hoje foi um dia de treino. “Foi mais uma prova de preparação e procurámos dar visibilidade a uma autarquia que também dá apoio a este Campeonato. Depois do dia de ontem que foi totalmente urbano, voltamos à floresta e à montanha e amanhã será o primeiro dia de prova em Montalegre. Temos muita gente a trabalhar para que tudo corra bem”, afirmou.

Amanhã, antes da cerimónia da atribuição de medalhas – que ocorre ao fim da tarde no Centro de Eventos - tempo ainda para as inscrições para a única prova que exige uma fase de qualificação – a Distância Longa -, cuja final se cumpre na Sexta-Feira, dia 16 de Julho, em Morgade, na Barragem do Alto Rabagão.

Sábado, é dia da Final de Estafetas, disciplina que pode ver a Selecção Portuguesa classificar-se entre as melhores do Mundo. A competição está agendada para as 10 horas e promete levar a adrenalina ao público montalegrense por se tratar de uma prova de grande competitividade e emoção.

Fonte: Analima 12/07/2010