CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Realizaram-se no ultimo fim-de-semana em Arcos de Valdevez, as quatro provas finais do Campeonato Nacional de Pesca Truta, com Iscos Artificiais de Margem - Rio 2008.

No cenário idílico do Rio Vez, concluiu-se o “Campeonato Nacional de Pesca Truta com Iscos Artificiais”, e nem o mau tempo que por vezes se fez sentir, “arrefeceu” ou desmobilizou os 19 concorrentes participantes de diversos clubes do país.

Nos dois dias de provas, nas quais é permitido todo o tipo de amostras desde que não tenham penas, nem pelos para ludibriar o peixe, foram capturadas 163 trutas, que foram restituídas de imediato às águas do Vez, visto a competição ser felizmente praticada sem morte.

Nuno Duarte, um pescador com muita experiência, que já tinha conquistado inclusivamente o 4º lugar no ultimo Campeonato do Mundo, sagrou-se agora Campeão Nacional, podendo assim tentar melhorar esta marca, visto os cinco primeiros atletas do nacional, constituírem a Equipa das Quinas no próximo mundial da especialidade.

Numa troca de impressões efectuada com Nuno Duarte no final das provas, referiu-nos que “Arcos de Valdevez é uma terra com rios muito bons para a prática da modalidade ligada às pescas, com um potencial imenso, boa qualidade das águas, peixes e de pessoas boas”.

Aconselha os pescadores que gostam de pescar nestas magnificas águas a usarem anzóis sem farpa, para não ferir as trutas, podendo assim restitui-las às águas, “pois com mais peixe para pescar “desportivamente”, mais se podem treinar as técnicas, possibilitando também mais provas de competição, e sabe-se lá, se não surgirá um dia um campeão arcuense, para além desta “riqueza” beneficiar certamente o turismo da região”.

Fonte: Infordesporto 14/04/2008