CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O atleta português Hélder Gomes participa este fim-de-semana no VI Open Internacional de Taekwondo que irá ter lugar em Peniche, prova integrada na preparação para os Surdolímpicos que irão decorrer em Taipé, China, entre os dias 5 e 15 de Setembro.

Hélder Gomes irá participar nas provas de combate, numa competição em que tem conseguido alcançar excelentes resultados nos anos anteriores. Em 2006, arrecadou o 1º lugar e em 2007 o 2º lugar. No ano passado, conquistou o 3º lugar no 13ª Campeonato do Mundo de Artes Marciais para Surdos, que teve lugar em França.

O Mestre João Correia, treinador de Hélder Gomes, salientou a importância desta prova na sua preparação para os Surdolímpicos, afirmando que "o Hélder vai competir nesta prova em Peniche e se virmos que ele está em grande forma, irá participar no dia 25 de Abril, em Alicante, no Open de Espanha – Classe A", justificando, igualmente, esta ressalva quanto à sua participação em Espanha "irão estar presentes atletas com marcas olímpicas, por isso, não queremos que ele se exponha a riscos".

Em Junho, terá lugar o Open Internacional do Seixal e em Agosto, o estágio internacional em Cannes. "Estamos à procura de apoios para esta deslocação, gostaria muito que fosse possível levar o Hélder a França, porque este estágio seria muito importante para a sua preparação final, antes da participação em Taipé", explicou o Mestre João Correia.

VI Open Internacional de Taekwondo Cidade de Peniche 2009
O VI Open Internacional de Taekwondo Cidade de Peniche 2009, organizado pelo Dojang João Correia e pela Associação Portuguesa de Taekwondo do Oeste, irá contar com um número recorde de participantes, pois, pela primeira vez, as inscrições foram abertas a todos os clubes nacionais.

Para além das Selecções Nacionais de Combate e Técnica, irão estar presentes dezoito equipas estrangeiras. No total, a organização conta com a presença de 400 atletas nacionais e estrangeiros.

Esta prova será disputada nas vertentes de testes de potência com pontapé, testes de potência com técnica de mão, teste em altura com pontapé rotativo em salto, provas de coreografias técnicas, provas de defesa pessoal e provas de combate olímpico.

Este ano, teremos em competição a Vice-Campeã Mundial de Técnica, a francesa Leila Kocheida.

Esta prova tem um cariz solidário, uma vez que as verbas resultantes da venda de bilhetes serão doadas na íntegra ao Centro de Acolhimento de Peniche para crianças em risco.

Fonte: Infordesporto 02/04/2009