Como fruto da vivência do autor, dos seus contactos e da pesquisa feita (ao longo de dez anos!), foi dada à estampa uma obra marcante para a história do Olimpismo em Portugal, onde as situações relatadas são devidamente enquadradas e suportadas, a começar pela defesa da data atribuída à fundação da primeira organização portuguesa que visou a propagação do Olimpismo e da preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos, a Sociedade Promotora de Educação Física Nacional: 27 de Novembro de 1909. E daí o centenário do Comité Olímpico de Portugal!
Mas o livro não se fica pelos primórdios. No seu percurso ao longo de um século relata com pormenor os pontos altos (e também as dificuldades e desilusões) da participação portuguesa nos sucessivos Jogos, sempre com o devido enquadramento político e social.
A obra é ainda valorizada por fotografias de momentos históricos e por duas mensagens com elevado significado, do primeiro-ministro José Sócrates e do presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge.
“100 Anos de Olimpismo em Portugal “ é uma edição da Gradiva que conta com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal e do Comité Olímpico de Portugal.
Ilídio Trindade
Secretário-geral da CDP