No caso do voleibol de praia, o problema residiu na dificuldade em formar duplas, que deveriam competir nas vertentes masculina e feminina, tendo a federação optado por não indicar representantes.
A representação de Portugal estará assim confinada às modalidades de futebol 11, andebol, basquetebol e ténis, com as respectivas selecções da categoria de Sub-16, de acordo com o regulamento da prova.
A delegação portuguesa, composta por 70 atletas, integra ainda os presidentes da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, entidade que coordena a representação nacional, e do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura.
A Chefia da Missão voltará a estar confiada a Duarte Lopes, que já desempenhou aquelas funções na anterior edição dos Jogos da CPLP, realizada em 2005, em Luanda.
“Os Jogos da CPLP são uma manifestação cultural e uma experiência social, que marca os miúdos para toda a vida”, disse Duarte Lopes à Agência Lusa.
Apesar do carácter competitivo, a filosofia do evento privilegia a vertente de confraternização social, com Duarte Lopes a destacar: “Esperamos que todos dêem o máximo e que se divirtam. O mais importante não será ser o campeão da CPLP, mas representar condignamente Portugal”.
A anteceder o início da prova, no dia 25 de Julho, realiza-se no Rio de Janeiro a primeira reunião de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, que marcará a adesão oficial de Timor-Leste, como destacou o vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Fanha Vieira.
“Timor-Leste irá aderir à Conferência da Juventude e do Desporto da CPLP e esse sim é um facto digno de relevo. Iremos acolher os nossos irmãos nesta Conferência, que também é deles. Macau também estará presente com o estatuto de convidado”, explicou.
Assim, além dos sete países (Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal) que habitualmente integram o lote de participantes na prova, a próxima edição contará com a presença de delegações de Timor-Leste e Macau.
Os Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram instituídos em 1990, ao abrigo do Acordo de Multilateral de Cooperação para o Desporto daquela comunidade, tendo sido realizados em 1992 (Portugal), 1995 (Bissau), 1997 (Moçambique), 2002 (Cabo Verde) e 2005 (Angola).
A delegação da Missão de Portugal será recebida na próxima segunda-feira, pelas 12:30, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, que estará ainda presente na Conferência de 25 de Julho.
Fonte: JFF Lusa