Balcão das Federações

OPINIÃO – O Motor são as Federações

Abr 20, 2016 | Institucional

Jovens desportistas universitários invadiram esta semana Lisboa para disputarem as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Trata-se de uma demonstração da capacidade que o desporto universitário vem, desde há alguns anos, apresentando internacionalmente em muitas modalidades e tem conduzido à conquista de diversos títulos, fruto do trabalho das Academias.

Desta vez a Federação Académica do Desporto Universitário junta cerca de dois mil atletas numa verdadeira festa do desporto, em cuja Cerimónia de Abertura, onde se encontravam presentes muitas federações desportivas, foi notória a ausência da Administração Pública Desportiva!

Andamos de ausência em ausência!

Passam praticamente quatro meses desde a posse do Governo e ainda não se entendeu qual o rumo que se quer introduzir para um setor com a importância do desporto o qual, de acordo com o INE, tem um peso de 1.4% no emprego e 1.2% no valor acrescentado bruto.

O movimento associativo desportivo sabe, como sempre o soube, o seu caminho, mas não pode deixar de ficar preocupado com a indefinição. Recentemente depois de um silêncio de um par de meses, o agora ex-secretário de estado convidou dirigentes em geral e desportistas (esqueceu-se das federações) para uma reflexão sobre o “Simplex” no desporto e para apresentação de um conjunto de parâmetros que iriam moldar o futuro “Plano Integrado para o Desenvolvimento do Desporto”. Será para continuar?

Se sim, espero que as intervenções de alguns dirigentes desportivos presentes tenham sido tomados em boa conta É que já tivemos um Plano Estratégico em 2002, apresentado em livro, pomposamente no Centro Rosa Cadaval, o qual “morreu” logo ali. Tinha sido concebido, desenvolvido, e pago, à revelia das federações desportivas!

Sem o motor um “carro” não anda e o motor do desporto não são os gabinetes, são as Federações!

Outras Notícias

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

O Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, recebeu hoje o encerramento das comemorações do 125.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Uma Gala comemorativa que distinguiu personalidades, atletas, dirigentes, instituições e parceiros que marcaram,...