Balcão das Federações

O Desporto em Portugal teve uma quebra em 2020 de 12% face a 2019, segundo estudo sobre o setor

Jul 16, 2021 | Institucional

A Pandemia COVID-19 terá implicado, em 2020, uma quebra estimada de €595 milhões em termos de VAB (redução de 12%), face a 2019, e uma perda de 16 mil postos de trabalho, considerando os impactos totais (diretos, indiretos e induzidos), revelou um estudo sobre o setor do Desporto em Portugal realizado pela consultora PwC, por pedido do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal.

Em 2019, o estudo aponta que o setor representava 2.3% do VAB e 2.8% nos postos de trabalho nacionais. Além dos impactos económicos, o desporto gera impactos sociais positivos para a sociedade, em várias dimensões, amplamente reconhecidos pelas organizações internacionais, nomeadamente, as Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde, a Organização Mundial do Turismo e a União Europeia.

Em Portugal, o setor não tem sido alvo de destaque a nível estratégico, mas antes incluído em áreas contíguas como a Saúde e o Turismo. São exemplos da inexistência de destaque autónomo a Agenda Estratégica Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência, onde o desporto se apresenta residualmente em vertentes relacionadas com a componente de saúde, educação e inclusão social, e não com secção própria.

Em contexto pandémico, dadas as características intrínsecas do setor (entidades de natureza associativa, estrutura pouco profissionalizada e grande base de voluntários e trabalhadores independentes), muitas das medidas de apoio ao emprego e à economia, acabaram por não abranger grande parte do setor e os principais apoios do Governo de €65 milhões, destinados especificamente ao setor, começaram a ser ativados em julho de 2021, não tendo ainda chegado ao setor desportivo.

Ainda assim, os apoios públicos em contexto de pandemia permitiram a sobrevivência de várias instituições no setor, sendo de realçar as iniciativas de algumas autarquias que desenvolveram apoios adicionais específicos aos clubes e algumas federações que tiveram capacidade de apoiar clubes, coletividades desportivas e atletas, por exemplo, através de contribuições ao nível do material de proteção e testagem, fundamental para o recomeço da atividade.

O estudo será apresentado pelas 11h00 da próxima segunda-feira, 19 de julho, na Tribuna de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor.

Outras Notícias

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

Daniel Monteiro na Gala dos 125 anos da Federação de Ciclismo

O Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, recebeu hoje o encerramento das comemorações do 125.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Uma Gala comemorativa que distinguiu personalidades, atletas, dirigentes, instituições e parceiros que marcaram,...