Balcão das Federações

Desporto como Valor irá promover valores positivos no movimento desportivo dos balcãs

Fev 16, 2023 | Institucional

No início de 2023, o projeto financiado pelo Erasmus+ “Desporto como Valor” iniciou uma longa viagem de dois anos na qual países da região dos Balcãs e da União Europeia se associaram para um objetivo comum – integrar valores positivos na prática desportiva, e construir comunidades mais fortes através do desporto e da promoção dos valores da UE.

O projeto Desporto como Valor tem dois objetivos principais;
Primeiro – desenvolver a capacidade dos clubes, organizações e federações desportivas para integrar valores positivos na prática desportiva a nível das bases, de forma estruturada, dinâmica e sistemática;
Segundo – construir comunidades mais fortes e sociedades pacíficas através do desporto e da promoção dos valores da UE numa região historicamente fragmentada.

A fim de alcançar estes objetivos, estão planeadas várias atividades no âmbito do projeto.

Em março, os parceiros reunir-se-ão em Tirana, Albânia, para a reunião de lançamento presencial. A reunião será seguida de investigação que incidirá sobre o desporto de base em todas as regiões, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão geral do estado atual. Os parceiros reunirão também as boas práticas sobre o tema da “promoção de valores”.

Ainda este ano, serão realizados workshops para aumentar a capacidade dos gestores desportivos, treinadores, e voluntários que trabalham no departamento de gestão de eventos em organizações desportivas de base. Os workshops centrar-se-ão nas competências técnicas, tais como conceção de projetos, implementação, monitorização orçamental, coordenação e avaliação para aumentar a capacidade dos participantes, e criar programas de impacto e sustentáveis sobre a “promoção de valores”. Após o desenvolvimento de novos conjuntos de competências, terão lugar ações conjuntas nos quatro países dos Balcãs, com base nas orientações que serão desenvolvidas através de atividades iniciais de projeto e investigação.

As ações conjuntas terão início no Dia Olímpico (23 de junho de 2024) no Montenegro, e continuarão com atividades no Kosovo, Bósnia e Herzegovina, e Albânia até à Semana Europeia do Desporto, em setembro de 2024.

Os parceiros do projeto esperam criar parcerias sustentáveis e duradouras na região dos Balcãs, com organizadores competentes e conhecedores que promoverão com sucesso o impacto positivo do desporto de base e os valores do desporto que resultarão em sociedades mais fortes, pacíficas e mais ligadas.

A Confederação do Desporto de Portugal é uma das entidades parceiras deste projeto juntamente com a Organização para a Educação através do Desporto (Itália); o Comité Olímpico do Kosovo e a Universidade Prishtines (Kozovo); o Comité Olímpico da Bosnia e Herzegovina; o Comité Olímpico do Montenegro, o Comité Olímpico a Albânia e o Atleta Europeu como Estudante (Malta).

Outras Notícias

CDP na Gala dos Prémios Empresariais do Desporto

CDP na Gala dos Prémios Empresariais do Desporto

A organização do Mundial de futebol de 2030, o canoísta Fernando Pimenta e o atleta Isaac Nader, campeão mundial dos 1.500 metros, estiveram hoje entre os galardoados na sexta edição dos Prémios Empresariais do Desporto. Numa gala organizada pela Fundação do Desporto...

Daniel Monteiro presente na Gala da Federação de Desportos de Inverno

Daniel Monteiro presente na Gala da Federação de Desportos de Inverno

Decorreu hoje, na Covilhã, a Gala FDI Portugal 2025 que reuniu atletas, treinadores, clubes e entidades parceiras para distinguir os grandes destaques da temporada, distinguindo conquistas, dedicação e o crescimento contínuo das modalidades tuteladas pela Federação de...