Balcão das Federações

CDP recebida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Set 19, 2024 | Institucional

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), acompanhado pelo Secretário-geral, Carlos Dias Ferreira, foi recebido em audiência por Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação (SEAE).

Durante o encontro com o SEAE, Daniel Monteiro teve a oportunidade de apresentar o documento da CDP intitulado “5 Prioridades Políticas para a XVI Legislatura”, em particular, a proposta de reforço da Educação Física no 1.º ciclo de escolaridade.

O Decreto-Lei n.º 55/2018 estabelece a carga horária semanal atribuída a cada disciplina nos diferentes ciclos de escolaridade. Para o 1º ciclo (1º ao 4º ano de escolaridade), a disciplina de Educação Física surge partilhada com a Educação Artística (Artes Visuais, Expressão Dramática/Teatro, Dança e Música), estando definidas 5 horas de carga horária semanal para o total destas componentes do currículo do estudante.

A Confederação do Desporto de Portugal defende que, ao não estar garantido o número de horas mínimas para a frequência da Educação Física, uma área de formação imprescindível com impacto multidisciplinar na vida das crianças e fundamental para o seu desenvolvimento pessoal, Portugal continua a não acompanhar a tendência da esmagadora maioria dos países da União Europeia, com uma taxa de sedentarismo elevada, muito visível desde as mais tenras idades.

Impõe-se, por isso, uma alteração legislativa ao Decreto-Lei nº 55/2018, que dê cumprimentos às recomendações da Comissão Europeia e responda à importância da disciplina de Educação Física no desenvolvimento das crianças, estabelecendo um número mínimo de três tempos semanais em três dias diferentes (de aproximadamente uma hora cada), para a disciplina, no 1º ciclo de escolaridade.

Na sua audiência com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, o presidente da Confederação do Desporto de Portugal apresentou aqueles que devem ser os termos da proposta, nomeadamente ao nível do número de professores de Educação Física necessários à implementação da medida, de acordo com os tempos letivos máximos de cada professor e os que se exigem para a implementação da reforma. 

Foram debatidos vários cenários possíveis, apresentados por Daniel Monteiro, com os respetivos impactos financeiros e necessidades ao nível de novos professores.

A coadjuvação dos professores titulares de turma do 1º ciclo do Ensino Básico, para o ensino da Educação Física, foi uma das propostas apresentada pela CDP, em janeiro, aos Partidos Políticos candidatos às Eleições Legislativas, a qual consta igualmente do Programa do Governo, datado de abril de 2024.

Neste contexto, ficaram em agenda novas reuniões de trabalho entre a CDP, o Ministério da Educação e a Direção Geral Escolar, tendo como objetivo a implementação desta medida, a partir do ano letivo 2026/2027, a qual, no entender da Confederação do Desporto de Portugal, seria verdadeiramente reformista e fundamental para o desenvolvimento físico e motor das crianças portuguesas.

Outras Notícias

Cimeira de Presidentes vai discutir modelo de financiamento do IPDJ

Cimeira de Presidentes vai discutir modelo de financiamento do IPDJ

A Confederação do Desporto de Portugal vai realizar mais uma edição da Cimeira de Presidentes, no próximo dia 07 de julho, no Hotel Meliá Aeroporto, em Lisboa, uma iniciativa que reúne os líderes das federações desportivas nacionais para discutir mais um tema central...

Projeto Erasmus+: European Youth and Sport Together

Projeto Erasmus+: European Youth and Sport Together

O desporto desempenha um papel vital no desenvolvimento dos jovens, não apenas apoiando o seu bem-estar físico e mental, mas também servindo como plataforma para inclusão social, engagement democrático, empoderamento e aquisição de habilidades. Mas como podemos...