Balcão das Federações

Rui Oliveira foi oitavo na primeira etapa do Tour Down Under ganha por Welsford

Jan 21, 2025 | Ciclismo, Destaques Desportivos

O campeão olímpico Rui Oliveira (UAE Emirates) foi hoje oitavo classificado na primeira etapa do Tour Down Under, na qual se impôs o ciclista australiano Sam Welsford (Red Bull-BORA-hansgrohe), primeiro líder da prova.

No final dos 150,7 quilómetros entre Prospect e Gumeracha, Welsford bateu ao sprint os britânicos Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike) e Matthew Walls (Groupama-FDJ), respetivamente segundo e terceiro com as mesmas 03:36.38 horas do vencedor.

Esta é a 10.ª vitória da carreira do australiano, que no ano passado venceu três etapas na mais importante prova ‘nacional’.

Numa chegada marcada por uma queda a 2,5 quilómetros da meta, que apanhou (novamente) Dylan Van Baarle – muito azarado no ano passado, o neerlandês da Visma-Lease a Bike fraturou hoje a clavícula -, o campeão olímpico de madison Rui Oliveira foi oitavo, enquanto Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) concluiu a tirada no 128.º lugar.

Quem teve um dia para esquecer foi Geraint Thomas (INEOS), o vencedor do Tour2018, que perdeu mais de três minutos, explicando depois ter passado a noite doente.

Devido às bonificações, Sam Welsford lidera o Tour Down Under com quatro segundos de vantagem sobre Matthew Brennan, de apenas 19 anos, com o australiano Zac Marriage (Butterfields Ziptrak) a ser terceiro, a cinco.

Rui Oliveira é 12.º, a 10 segundos do líder, o mesmo tempo a que está Eulálio do australiano da Red Bull-BORA-hansgrohe.

Na quarta-feira, disputa-se a segunda etapa, com início e final em Tanunda, num total de 128,8 quilómetros.

Fonte: Lusa

Outros Destaques

Ouro e Bronze para João Soldado

Ouro e Bronze para João Soldado

João Soldado ganhou a medalha de ouro em singulares e de bronze em pares masculinos, no Campeonato do Mundo Virtus que decorre no Cairo, Egito.Em pares, João Soldado fez dupla com o francês Octave Jeanpierre. Marco Rodrigues é o treinador de João Soldado. Fonte:...

Duas medalhas para Portugal

Duas medalhas para Portugal

No Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos, Portugal conquistou duas medalhas: Nuno António foi ouro em M5 -66kg e João Santos foi prata em M5 -100kg. A prova teve lugar em França. Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko ficou em 3.º lugar na final internacional do Rip Curl GromSearch 2025, realizada em Plage Santocha, França. O surfista de 16 anos, e único representante português em prova, voltou a mostrar seu talento e consistência com um desempenho que o coloca entre...