Balcão das Federações

Ouro para Iuri Leitão e Prata para Ivo Oliveira

Fev 14, 2025 | Ciclismo, Destaques Desportivos

Iúri Leitão voltou a sagrar-se Campeão da Europa, agora no scratch, e Ivo Oliveira foi Vice-Campeão da Europa de perseguição individual. Mais um grande dia para a Seleção Nacional no Europeu de Pista, em Heusden-Zolder, que culminou na quinta medalha para Portugal.

Apenas um dia depois de dominar e vencer o ouro na corrida por pontos, Iúri Leitão voltou a destacar-se dos demais no scratch, conquistando o seu quarto título europeu na disciplina e o quinto para Portugal. Uma corrida exímia do ciclista português, que dobrou quase todos os corredores e liderou a prova à frente do neerlandês Vincent Hoppezak e do britânico William Tidball.

Ivo Oliveira esteve igualmente em plano de evidência. Logo ao início da tarde assegurou que conquistaria uma medalha ao qualificar-se na segunda posição para a final A da perseguição individual. Na final, o português fez o seu melhor registo nesta e o melhor de Portugal na disciplina – 4:03.631-, mas foi insuficiente para superar o britânico Josh Charlton (4:02.882), tendo terminado a prova como Vice-Campeão da Europa. 

Daniela Campos esteve em competição no omnium e começou muito bem, com um 11.º lugar no scratch e um segundo na Tempo Race, que a deixaram na terceira posição da classificação geral do omnium. No entanto, o 20.º lugar na eliminação afastou-a da luta pelos primeiros lugares. Ainda assim, depois de uma boa prestação na corrida por pontos, a jovem portuguesa terminou no 12.º lugar, com 66 pontos. A neerlandesa Lorena Wiebes venceu o ouro, a britânica Madelaine Leech a prata e a dinamarquesa Amalie Dideriksen o bronze.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Outros Destaques

Duas medalhas na Bélgica

Duas medalhas na Bélgica

 Na Taça do Mundo de Mechelen, Bélgica, Rodrigo Giesteira de Almeida conquistou a prata na prova de saltos de obstáculos CSI5*-W a 1,45m e João Pedro Moreira alcançou o bronze no Grand Prix de Dressage.

Andrea Achando em 2.º no Promises Finals

Andrea Achando em 2.º no Promises Finals

A participação portuguesa nas FIP Promises Finals, disputadas em Alicante, ficou marcada por resultados de destaque e pela forte presença nacional naquela que foi a prova que encerrou a temporada internacional de formação em 2025. O principal destaque vai para Andrea...

Tiago Berenguer de prata

Tiago Berenguer de prata

Tiago Berenguer conquistou a medalha de prata na Alemanha. O atleta português terminou o Open da Alemanha Sub19 de Badminton no 2.º lugar! Foto: Federação Portuguesa de Badminton