Balcão das Federações

Rui Bragança é o Chefe de Missão da Delegação Portuguesa aos Jogos da CPLP

Fev 21, 2025 | Institucional

A Missão Portuguesa aos Jogos da CPLP 2025 será chefiada por Rui Bragança, médico e atleta olímpico de Taekwondo que representou Portugal em dois Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), tendo sido vice-campeão-Campeão do Mundo em 2011 e Bicampeão da Europa, em 2014 e 2016, entre outros títulos.

O evento decorrerá entre 17 e 27 de julho de 2025 em Díli, Timor-Leste, reunindo jovens atletas das nações lusófonas para uma celebração do desporto. Provas de atletismo, basquetebol, futebol, voleibol de praia, taekwondo, ténis, xadrez e karaté vão-se disputar no escalão de sub17 e o atletismo adaptado em sub20.

A escolha de Rui Bragança reflete a sua trajetória de excelência no Desporto, bem como a sua carreira enquanto médico no pós-carreira de desportista de alta competição. Atualmente a exercer funções no serviço de urgência de trauma no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, Rui Bragança destaca que “é uma honra e uma responsabilidade enorme fazer parte desta comitiva”. “Nunca tinha pensado em assumir este tipo de funções e foi com grande surpresa que recebi o convite. Acho que vai ser uma ótima experiência e uma oportunidade de devolver ao Desporto português um bocadinho do que fizeram por mim”, conclui o ex-atleta sobre este seu novo desafio.

Já para Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), “Rui Bragança representa o protótipo de atleta de referência, pelo seu percurso desportivo de excelência, conciliado com uma carreira escolar e académica também ela de enaltecer”. “Médico de profissão, o Rui representa, junto dos mais novos, a ambição, a excelência e a superação, valores que devem nortear a vida de qualquer jovem que ambicione chegar ao topo no Desporto”, concluiu.

A CDP é uma das instituições do Desporto português que estará representada, entre os próximos dias 23 de fevereiro e 1 de março, em Timor-Leste para fazer uma visita de avaliação das condições logísticas e infraestruturais no terreno, uma iniciativa no âmbito do programa de preparação da participação portuguesa.

Em representação da CDP na comitiva portuguesa estará Joana Cunha, ex-atleta de Taekwondo, que será adjunta do Chefe de Missão. Joana Cunha foi atleta de alto rendimento durante dez anos e esteve integrada em dois projetos olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), foi Campeã da Europa Sub-21 (2014), medalha de prata nas Universíadas (2015) e subiu ao pódio em várias competições internacionais. É licenciada em Gestão e mestre em Engenharia Industrial com especialização em logística e distribuição pela Universidade do Minho.

Nesta deslocação a Timor-Leste, Joana Cunha será acompanhada por Marco Ferreira, assessor de comunicação da Missão Portuguesa aos Jogos da CPLP.

Outras Notícias

Daniel Monteiro presente no II Congresso da Patinagem

Daniel Monteiro presente no II Congresso da Patinagem

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) promoveu, neste sábado, a segunda edição do Congresso da Patinagem, uma iniciativa que reuniu agentes desportivos das disciplinas de Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade, Skateboarding e Inline...

CDP na Tomada de Posse do novo presidente da FADU

CDP na Tomada de Posse do novo presidente da FADU

A nova direção da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), liderada por Diogo Salgado Braz tomou posse nesta sexta-feira. "Hoje, assumimos a responsabilidade de continuar a escrever esta história com a mesma coragem e determinação que marcaram os últimos...

CDP representada na cerimómia do Cartão Branco

CDP representada na cerimómia do Cartão Branco

O IPDJ realizou hoje a cerimónia Cartão Branco 2024/2025 no Centro de Juventude de Lisboa, destacando os comportamentos éticos no desporto e premiando quem faz do fair play uma prática diária. O diretor Eugénio Almeida representou a Confederação do Desporto de...