Luís Vieira e António Palavra ganharam, em K2, a Loire 725, França, a segunda maior ultramaratona de canoagem do mundo. A dupla lusa percorreu os 725 quilómetros da prova, realizada em autonomia parcial, em quase 59 horas, tornando-se nos primeiros portugueses a conquistarem esta vitória.
Os 725 quilómetros, entre Roanne e Paimboeuf, foram percorridos em seis etapas, com a equipa Betano Portugal, aos “comandos” de um kayak de marca portuguesa, Elio Kayaks, a terminar com o registo de 58 horas, 40 minutos e 33 segundos. De referir que António Palavra representa o Clube de Canoagem de Ovar e Luís Vieira enverga as cores do Sporting Clube de Aveiro.
A representação portuguesa na Loire 725 esteve em grande destaque, com Daniel Silva (Clube de Canoagem de Ovar) a terminar na 2.ª posição da geral. O canoísta luso foi o primeiro a concluir a competição em K1, tendo terminado a prova disputada no maior rio de França, com o tempo de 58 horas, 40 minutos e 47 segundos.
Também em K1, Paulo Pissarro registou um excelente desempenho ao concluir a exigente Loire 725 no 10.º lugar da geral e na 5.ª posição em K1. O canoísta do Gaia Kayak Clube acabou os 725 quilómetros da mítica prova, com o registo de 64 horas, quatro minutos e 26 segundos.
Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem