Balcão das Federações

Cimeira de Presidentes quer rever modelo de financiamento às Federações Desportivas

Jul 7, 2025 | Cimeira de Presidentes, Banner

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) iniciou a discussão, esta segunda-feira, em reunião da Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, sobre a revisão do modelo de financiamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) às atividades regulares das federações desportivas.

O princípio orientador que foi apresentado e discutido visa iniciar o diálogo entre as Federações para que se possa chegar a uma proposta final. Uma proposta que rompa com a lógica assente em métricas administrativas e que reoriente o financiamento para o reforço dos quadros competitivos, a criação de mais competições locais, regionais e nacionais, e o alargamento da base de atletas federados e clubes em atividade. O objetivo é construir um sistema desportivo mais justo, equilibrado e orientado para o futuro. E estimular um maior financiamento do setor, que tem tido um subfinanciamento crónico há décadas e que carece de um reforço significativo de investimento. Algumas federações deram ainda nota da importância de a gestão do dinheiro público ser realizada por um instituto público independente e equidistante.

Na discussão, ficou evidente o consenso em torno do propósito de incentivar o Estado a alocar melhor os seus recursos. Nomeadamente, através de mecanismos que já existem para o financiamento da atividade desportiva em geral. Se é objetivo do Estado aumentar a atividade física, contando com as Federações como parceiras, pode reforçar-se, por exemplo, o investimento no Programa Nacional Desporto para Todos (PNDT). O financiamento não deve ser feito através das atividades federadas. Não pode ser o desporto federado a financiar o desporto para todos.

A lógica de que ‘sempre foi assim’ não serve a um país que quer mais atletas, mais clubes e melhores resultados internacionais. O desporto português precisa de deixar de contar inscritos e começar a contar atletas e vitórias”, afirma Daniel Monteiro, presidente da CDP. “Esta reflexão que hoje iniciámos tem como objetivo valorizar a prática federada e garantir que os apoios públicos acompanham a ambição das federações”, acrescenta.

A reunião contou, na abertura, com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que sublinhou a prioridade que o Governo pretende dar ao setor e reforçou a importância do diálogo com todas as federações. Após a intervenção da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, o Presidente da Confederação do Desporto de Portugal entregou o Livro das Prioridades Políticas para a presente legislatura tanto à Ministra como ao Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

Estiveram presentes nesta reunião 43 federações desportivas.

Outras Notícias

Daniel Monteiro presente no II Congresso da Patinagem

Daniel Monteiro presente no II Congresso da Patinagem

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) promoveu, neste sábado, a segunda edição do Congresso da Patinagem, uma iniciativa que reuniu agentes desportivos das disciplinas de Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade, Skateboarding e Inline...

CDP na Tomada de Posse do novo presidente da FADU

CDP na Tomada de Posse do novo presidente da FADU

A nova direção da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), liderada por Diogo Salgado Braz tomou posse nesta sexta-feira. "Hoje, assumimos a responsabilidade de continuar a escrever esta história com a mesma coragem e determinação que marcaram os últimos...

CDP representada na cerimómia do Cartão Branco

CDP representada na cerimómia do Cartão Branco

O IPDJ realizou hoje a cerimónia Cartão Branco 2024/2025 no Centro de Juventude de Lisboa, destacando os comportamentos éticos no desporto e premiando quem faz do fair play uma prática diária. O diretor Eugénio Almeida representou a Confederação do Desporto de...