A Missão Portugal que irá representar o país na 12.ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já está oficialmente apresentada e a caminho de Díli, Timor-Leste, onde os Jogos decorrerão entre os dias 17 e 27 de julho.
A cerimónia de apresentação teve lugar esta terça-feira, 15 de julho, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor, e contou com a presença da Ministra da Cultura, da Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Gonçalves, e do Presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Daniel Monteiro.
Composta por 105 elementos – entre atletas, oficiais, equipa médica e árbitros –, a comitiva portuguesa parte com o objetivo de representar o país com excelência, fair play e espírito de cooperação no maior encontro desportivo da lusofonia. A competição abrange oito modalidades: atletismo, basquetebol 3×3, futebol, taekwondo, karaté, voleibol de praia, ténis e xadrez, com participação masculina e feminina em todas, à exceção do futebol.
Durante a cerimónia, os 56 jovens atletas, nascidos em 2009 e 2010, foram chamados individualmente ao palco e receberam, simbolicamente, um kit de viagem das mãos da Ministra, do Presidente do IPDJ e do Presidente da CDP. Seguiu-se uma fotografia de família, num momento marcado pelo entusiasmo e sentido de missão de todos os envolvidos.
Esta será a primeira vez que Timor-Leste acolhe os Jogos Desportivos da CPLP, numa edição com forte simbolismo para a coesão da comunidade lusófona. Criados em 1990 e realizados pela primeira vez em 1992, os Jogos têm como principal objetivo reforçar os laços de amizade e cooperação entre os países de língua portuguesa, promovendo o desporto como veículo de união.
A partida da comitiva portuguesa está agendada para o final desta terça-feira, levando consigo não só o talento jovem nacional, mas também o compromisso com os valores que unem os povos lusófonos: respeito, solidariedade e partilha.