Teve lugar nesta sexta-feira, dia 18 de julho, na Direção de Faróis, uma Cerimónia de Boas-Vindas, que contou com a presença de um vasto leque de entidades oficiais. O evento marcou o arranque oficial do 1924 Pharoes Trophy, um evento de Remo que reuniu 14 seleções internacionais e cerca de 200 atletas num ambiente vibrante junto à Praia de Paço de Arcos.
Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, esteve presente e referiu: “Esta organização é o primeiro ponto alto de uma parceria recente, mas intensa entre a Federação Portuguesa de Remo e a Marinha Portuguesa, que tem permitido promover sessões regulares de iniciação à prática do remo de mar. Uma espetacular variante da modalidade beach sprints, olímpica pela primeira vez em Los Angeles 2028, e para a qual Portugal se apresenta como potencial candidato à organização do Campeonato do Mundo de 2027”.
No seu discurso, o Almirante Chaves Ferreira reafirmou o compromisso da Marinha Portuguesa em apoiar o desenvolvimento das atividades náuticas no Concelho de Oeiras. Lançou ainda o ambicioso desafio de organizar, em 2027, o Campeonato do Mundo de Remo de Mar, como prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O Almirante convidou ainda a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Triatlo e todas as entidades interessadas a unirem esforços para este projeto.
Ficou também no ar a possibilidade de criação de um Centro Internacional de Estágios na Direção de Faróis, uma iniciativa que poderá consolidar Oeiras como um polo de excelência para desportos náuticos.
Um dia histórico para as atividades náuticas e aquáticas em Portugal, marcado por um espírito de cooperação internacional e visão estratégica para o futuro.
Estiveram também presentes:
– Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP);
– Diana Gomes, também em representação do COP;
– Nuno Neto e Pedro Patacho, Vereadores da Câmara Municipal de Oeiras;
– O Almirante Chaves Ferreira, Comandante Naval da Marinha Portuguesa;
– O Diretor de Faróis, o Capitão-de-mar-e-guerra Pedro Gil Miranda de Castro;
– Os presidentes das Federações de Triatlo, Fenando Feijão e Natação Miguel Arroba;
– Os Embaixadores da China, Peru, Arábia Saudita, Áustria e Turquia, reforçando o carácter internacional do Evento.
Fonte: Federação Portuguesa de Remo