A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo internacional português, capitão do Futebol Clube do Porto e atual Diretor do Futebol Profissional do mesmo Clube.
Jorge Costa, figura incontornável do futebol português, faleceu nesta terça-feira, vítima de paragem cardiorrespiratória. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, marcou gerações de adeptos com a sua entrega incondicional, liderança inata e espírito de conquista. Como jogador, conquistou mais de 20 títulos nacionais e internacionais – dos quais se destacam a histórica Liga dos Campeões de 2003/04 – e vestiu por 50 vezes a camisola da Seleção Nacional A, participando no Euro 2000 e Mundial 2002. Nas Seleções Jovens venceu o Mundial Sub20 em 1991. Após terminar a carreira, conquistou dois troféus como treinador e tornou-se dirigente na temporada passada, deixando um legado de rigor, profissionalismo e amor ao desporto.
Neste momento de dor e consternação, a CDP endereça as mais sentidas condolências à família de Jorge Costa, aos seus amigos, aos seus antigos colegas de equipa e a toda a estrutura do Futebol Clube do Porto. Estende igualmente a sua solidariedade à Federação Portuguesa de Futebol e a todos os que, no seio do desporto nacional e internacional, partilharam com Jorge Costa momentos inesquecíveis.
Que o exemplo e os valores que personificou dentro e fora das quatro linhas continuem a inspirar as futuras gerações.