João Ribeiro e Messias Baptista voltaram a subir ao pódio no Mundial de Milão, desta feita para receberem a medalha de prata da prova de K2 Masculinos 500 metros. Na sexta-feira, juntamente com Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, tinham feito história para Portugal ao conquistar o ouro em K4 500 metros. Este domingo, a dupla lusa lutou pela vitória até à linha de chegada, acabando por terminar a apenas 16 centésimos da medalha de ouro.
Em Itália, João Ribeiro e Messias Baptista defendiam o título mundial obtido em Duisburgo, na Alemanha, em 2023. Na prova deste domingo, largaram na frente, assumiram a liderança e passaram na 1.ª posição aos 250 metros. Na segunda metade da prova, acabaram por ser alcançados pelo barco da Hungria e cederam o título mundial à embarcação magiar.
Também este domingo de manhã, Fernando Pimenta disputou a final de K1 Masculinos 500 metros. Multimedalhado em provas internacionais, o canoísta luso ficou com o lugar amargo da competição: o 4.º. À tarde, no Idroscalo, Pimenta voltou a competir, desta feita na prova de K1 Masculinos 5000 metros, a última do Campeonato do Mundo. Chegou a estar no 3.º lugar na metade da prova, mas terminou na 6.ª posição.
No derradeiro dia do Mundial, as cores portuguesas também foram defendidas por Beatriz Fernandes e Teresa Portela. As duas canoístas competiram nas finais B das provas de C1 Femininos 200 metros e K1 Femininos 200 metros, tendo terminado no 3.º e 4.º lugar, respetivamente.
Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem