Balcão das Federações

Portugal é Campeão da Europa

Set 6, 2025 | Destaques Desportivos, Hóquei em Patins

Não é como começa, mas sim como acaba. Portugal derrotou a França na final do WSE Euro Men, por 4-1 e sagrou-se campeão da Europa de Hóquei em Patins, um título que fugia à seleção nacional masculina desde 2016.

Foi um Pavilhão Rota dos Móveis lotado que recebeu o derradeiro jogo de um europeu que não começou da melhor forma para o conjunto luso.

Uma bola de saída muito perigosa de França traduzida num remate forte de longe de Roberto Di Benedetto defendido por Xano Edo e a resposta imediata de Gonçalo Alves, adivinhavam um jogo digno de uma final.

Aos quatro minutos, Xano defendeu um remate potente com a máscara, mas apesar do perigo francês, Portugal soube armar as suas defesas e responder.

O conjunto das quinas apostou no ataque organizado, enquanto França mostrava-se mais afoita na busca do golo, ajudando Xano Edo a brilhar entre os postes.

Ao minuto 15 gritou-se pela primeira vez golo de Portugal: jogada de insistência de Rafa Bessa a partir do meio-rinque, em que deixou primeiro Carlo Di Benedetto e depois Marc Rouzé para trás e, já de frente para Chambel, rematou para o primeiro do conjunto das quinas.

A ter de patinar atrás do prejuízo, França aumentou a pressão, no entanto sem conseguir ser eficaz, muito graças à coesão defensiva da seleção.

A seis minutos para o intervalo foi assinalada a 10ª falta francesa. Chamado a converter, Alvarinho, com muita calma, dilatou para Portugal (2-0), resultado com que as equipas foram para o balneário.

Portugal entrou muito bem no segundo tempo, a conseguir bloquear as investidas adversárias. Com quatro minutos no relógio, Roberto Di Benedetto cometeu falta para penálti sobre Rafa, que Gonçalo Alves transformou no 3-0.

Galvanizado pelo resultado e pelo público, Portugal não vacilou e continuou a procurar ampliar o resultado. A França também não se deu por vencida, mas sem conseguir ser eficaz. As duas equipas continuaram a imprimirem um ritmo muito alto e a criar situações eminentes de golo.

No último minuto a França beneficiou de um penálti defendido por Xano Edo, no entanto conseguiu reduzir pouco depois (3-1), mas o tempo no relógio já era escasso, com Rafa Bessa a acabar como começou: a marcar o quarto e último golo de Portugal.

Fonte: Federação de Patinagem de Portugal

Outros Destaques

Ouro e Bronze para João Soldado

Ouro e Bronze para João Soldado

João Soldado ganhou a medalha de ouro em singulares e de bronze em pares masculinos, no Campeonato do Mundo Virtus que decorre no Cairo, Egito.Em pares, João Soldado fez dupla com o francês Octave Jeanpierre. Marco Rodrigues é o treinador de João Soldado. Fonte:...

Duas medalhas para Portugal

Duas medalhas para Portugal

No Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos, Portugal conquistou duas medalhas: Nuno António foi ouro em M5 -66kg e João Santos foi prata em M5 -100kg. A prova teve lugar em França. Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko ficou em 3.º lugar na final internacional do Rip Curl GromSearch 2025, realizada em Plage Santocha, França. O surfista de 16 anos, e único representante português em prova, voltou a mostrar seu talento e consistência com um desempenho que o coloca entre...