Balcão das Federações

Seleção Feminina conquista a Europa

Set 14, 2025 | Destaques Desportivos, Futebol Praia

A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia venceu, este domingo, a equipa da Espanha, por 4-2, na final da Liga Europeia.

Com cinco edições disputadas, a seleção espanhola é a mais titulada, depois de levantar o troféu nos anos de 2022 e 2023, com a Polónia (2024) e Rússia (2021) a conquistarem o ouro numa ocasião. Portugal inscreve, assim, o seu nome na tabela das Campeãs da Europa.

Quanto ao jogo, as equipas entraram com garra e determinação, com uma grande vontade de levarem o título europeu para casa, com uma coisa certa: o troféu irá para a Península Ibérica. Aos cinco minutos a primeira ameaça foi do lado espanhol, com a guardiã Laia a acertar em cheio na trave de Jamila. No entanto, as comandadas de Alan Cavalcanti elevaram o ritmo de jogo e tanto que investiram no ataque que conseguiriam chegar primeiro ao golo. Aos sete minutos, Joana Flores na cobrança de um livre frontal, atira forte rasteiro para o 0-1.

A Equipa das Quinas controlou as investidas oponentes, com uma rígida defesa e entreajuda fora do normal, levando o marcador a 0-1 para o primeiro descanso.

O segundo tempo iniciou-se com uma grande defesa de Jamila a um remate, de bicicleta, da camisola número 19 de Espanha, Campoy. Mas, Flores ainda tinha algo reservado na manga, bisando na partida aos dois minutos, com um potente tiro quase do meio do campo. A turma portuguesa cerrou os dentes e resistiu ao poderio de “nuestras hermanas” que corriam atrás do resultado, esbarrando na organização montada por Cavalcanti.

Aos 10 minutos a seleção de Espanha chega ao empate, com golo de Manau, após canto cobrado na esquerda. Sem mais alterações até ao intervalo, tudo se irá resumir ao terceiro e derradeiro período, onde ambas as nações lutarão até ao fim pela glória europeia.

A começar o terceiro tempo, a equipa orientada por Omar El Gazzi chega ao empate depois de uma desvantagem de dois golos, por intermédio da capitã Andrea Miron. Um, dois, três foi a conta que Joana Flores fez, colocando Portugal novamente na frente do resultado, com um potente remate do “meio da rua”, aos três minutos, a entrar no canto inferior direito da baliza adversária. Aos sete minutos, Joana Meira enviava uma bola à trave superior, com Carolina Ferreira, na recarga, a encostar para o quarto lusitano.

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Outros Destaques

Seis pódios para Portugal

Seis pódios para Portugal

No WTT Youth Contender Vila Real, Júlia Leal venceu em Sub17, Lara Monteiro foi campeã em Sub13, Maria Marques foi 2.ª em Sub13 e Ana Carvalho foi 3.ª. Em masculinos, Vicente Cardoso foi 3.º em Sub13 e em pares mistos Tiago Morais e Maria Ruivo ficaram também no 3.º...

Três medalhas no Dubai

Três medalhas no Dubai

Portugal iniciou a sua participação no WPA Grand Prix Dubai com um desempenho notável, conquistando três medalhas logo nos primeiros dois dias de competição. Os atletas Mamudo Baldé e Olávio Correia foram os grandes protagonistas dos dois primeiros dias de provas,...

Tiago Berenguer lidera ranking europeu

Tiago Berenguer lidera ranking europeu

Tiago Berenguer subiu hoje ao primeiro lugar do ranking europeu de Badminton em Singulares Homens Sub19. Além de estar agora na liderança da listagem da Confederação de Badminton da Europa, o jovem atleta está no 6.º lugar do ranking mundial da Federação Internacional...