Balcão das Federações

Bárbara Timo e Miguel Gago conquistam medalhas

Out 11, 2025 | Destaques Desportivos, Judo

Bárbara Timo e Miguel Gago ganharam medalhas para Portugal, na Taça da Europa de Judo, em Málaga (Espanha), com Bárbara Timo a vencer a final de -70kg, frente à alemã Eva Buddenkotte, e impôs-se, ganhando a medalha de ouro, depois de ter vencido dois combates na fase de “poules” e a meia-final frente à turca Hatice Vandemir.

Miguel Gago venceu três combates, na categoria de -66kg, até chegar às meias-finais, fase em que saiu vitorioso frente ao russo Ramazan Abdulaev. Na final teve pela frente o espanhol Moral Navarro, com quem perdeu, ficando com a medalha de prata.

Rosa Mane, em +78kg, acabou a competição na repescagem, com a francesa Oceane Diarrassouba, perdendo o combate pelo bronze, depois de uma vitória e uma derrota na fase de “poules”. Terminou no 5º lugar.

Em -73kg, Otari Kvantidze, judoca que integra o Programa de Preparação Olímpica, começou a competição pela 2ª ronda, que venceu, mas a seguir foi eliminado pelo espanhol Fernandez Campillo. Sidónio Cavalleri Serpa também começou a combater na 2ª ronda e foi eliminado.

Gonçalo Lampreia, na categoria de -60kg, ganhou dois combates até atingir a decisão da “poule”, em que foi eliminado, passando para a repescagem: venceu dois adversários e foi ao combate pela medalha de bronze, com o espanhol Anton Shuhalieiev, com quem perdeu, ficando no 5.º lugar.

Também nos -60kg, Tralhão Fernandes perdeu na 2ª ronda, fase em que iniciou a prova, mas foi repescado, venceu duas rondas, mas perdeu na 3ª, sem possibilidade de combater pela medalha de bronze. Classificou-se no 7.º lugar.

Na categoria de -63kg, Margarida Brás foi eliminada na decisão da “poule” e passou igualmente à repescagem, fase em que ganhou um combate e perdeu outro, sem chegar ao combate pelo bronze. Terminou no 7º lugar.

Entretantro, Catarina Costa foi 5ª classificada no Lima Grand Prix de Judo disputado no Peru. A judoca portuguesa derrotou a norte-americana Anat Tsyrlin na 1ª ronda da categoria de -48kg, que correspondia aos quartos de final da competição, mas foi derrotada na decisão da série A pela brasileira Alexia Nascimento.

No caminho das repescagens, Catarina Costa superiorizou-se à alemã Sarat Ischt e foi discutir a medalha de bronze com a azeri Konul Aliyeva, com quem perdeu. O ouro foi ganho pela chilena Vargas Ley e a prata pela francesa Coralie Gilly.

Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Outros Destaques

Ouro e Bronze para João Soldado

Ouro e Bronze para João Soldado

João Soldado ganhou a medalha de ouro em singulares e de bronze em pares masculinos, no Campeonato do Mundo Virtus que decorre no Cairo, Egito.Em pares, João Soldado fez dupla com o francês Octave Jeanpierre. Marco Rodrigues é o treinador de João Soldado. Fonte:...

Duas medalhas para Portugal

Duas medalhas para Portugal

No Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos, Portugal conquistou duas medalhas: Nuno António foi ouro em M5 -66kg e João Santos foi prata em M5 -100kg. A prova teve lugar em França. Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko ficou em 3.º lugar na final internacional do Rip Curl GromSearch 2025, realizada em Plage Santocha, França. O surfista de 16 anos, e único representante português em prova, voltou a mostrar seu talento e consistência com um desempenho que o coloca entre...