O Campeonato da Europa de Enduro chegou ao fim este fim de semana em Grado, Itália, uma prova que contou com a presença de quatro pilotos portugueses: Joana Gonçalves (Husqvarna), Francisca Henriques (Honda), Rui Sousa e Lucas Cêpa (ambos em Fantic), sendo que o principal foco de interesse para as cores nacionais residia no ataque de Joana Gonçalves ao título europeu de Senhoras, ela que chegava a esta ronda no comando do campeonato, com 8 pontos de avanço sobre a norueguesa Vilde Holt.
No entanto, um azar na primeira especial ET do dia inaugural, sábado, fazia a piloto perder cerca de 3 minutos, relegando-a para a penúltima posição da classe. Daí para a frente foi recuperar tempo e posições, com a piloto portuguesa a acabar o dia na quarta posição, num dia ganho por Vilde Holt, que assim ficava a somente 1 ponto de Joana Gonçalves. Não restava outra solução senão atacar ao máximo no dia de hoje para tentar vencer e conquistar o desejado campeonato. Foi um dia em que começou por ganhar a primeira volta, perdendo depois tempo precioso com algumas quedas na 3ª e 4ª volta, que a fizeram terminar o dia a menos de 1 segundo da 2ª posição, em mais um dia ganho por Vilde Holt – a qual Joana teria de bater para conquistar o cetro europeu -, ficando-se assim pelo Vice-campeonato.
Francisca Henriques conseguiu um excelente 6º lugar no primeiro dia e um 7º no domingo, mostrando grande evolução durante o fim de semana. Em relação aos dois pilotos lusos presentes na classe Youth, Rui Sousa conseguiu um 15º lugar nos dois dias de competição e Lucas Cêpa, com várias quedas durante o fim de semana, ficou ambos os dias na 18ª posição.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal




