Decorreu hoje, na Covilhã, a Gala FDI Portugal 2025 que reuniu atletas, treinadores, clubes e entidades parceiras para distinguir os grandes destaques da temporada, distinguindo conquistas, dedicação e o crescimento contínuo das modalidades tuteladas pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal.
Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, esteve presente neste evento e participou na entrega de prémios. Na sua intervenção, Daniel Monteiro parabenizou a FDIP pelo notável trabalho que tem desenvolvido em Portugal, alargando, ano após ano, o número de praticantes e elevando a competitividade internacional das nossas seleções nacionais nas diversas modalidades tuteladas pela Federação. O presidente da CDP referiu ainda: “Quero felicitar a Federação pela sua ambição e por nunca ter desistido do sonho de ter um pavilhão de gelo — um sonho que, em breve, se tornará realidade, após a recente celebração do protocolo de cedência do terreno entre a Câmara Municipal do Seixal e a FDIP”. Daniel Monteiro também não esqueceu os atletas e as famílias, fazendo votos para que nunca desistam de lutar pelos seus sonhos.
A FDIP distinguiu o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, como Personalidade do Ano 2025, pelo papel decisivo na construção do primeiro pavilhão dedicado às modalidades no gelo, um marco histórico para o desenvolvimento dos desportos de inverno no país.
Durante a cerimónia, o presidente da FDIP, Pedro Flávio, destacou que o projeto representa “um passo decisivo para o futuro dos desportos de gelo em Portugal”, sublinhando também os resultados alcançados em 2025, tais como o título mundial júnior de Jéssica Rodrigues em patinagem de velocidade no gelo e o terceiro lugar da seleção nacional de hóquei no gelo na Development Cup, em Andorra.
O líder da FDI-Portugal realçou ainda a confirmação de três vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 e a possibilidade inédita de qualificação de um atleta de snowboard para os Jogos Paralímpicos de Inverno.
Na Gala foram entregues os seguintes prémios:
Atletas do Ano 2025
João Nuno Vicente – Esqui Alpino
José Cabeça – Esqui de Fundo
Adele Vankerschaver – Snowboard
Martim Marçal – Hóquei no Gelo
Vítor Santos – Curling
Jéssica Rodrigues – Patinagem de Velocidade no Gelo
Cláudia e Marco Amaro Letestu – Patinagem Artística no Gelo
Raphaël Ribeiro – Bobsleigh
Prémios Especiais
Alípio Silva – Treinador do Ano
Ice Clube da Covilhã – Clube do Ano
Clube Desportivo da Covilhã – Clube Revelação
Raphaël Ribeiro e Abdel Kader Larrinaga – Equipa do Ano (Bobsleigh)
Hugo Cabral – Pai do Ano
Cristina Lopes – Prémio Ética Desportiva
Paulo Silva – Personalidade do Ano
Fonte: Federação de Desportos de Inverno de Portugal




