A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), através do projeto Sport+ Oeiras, promoveram nos dias 8 e 22 de outubro, na Livraria Municipal Verney, duas tertúlias sobre desporto e sobre a importância da formação contínua dos agentes desportivos.
A primeira tertúlia, intitulada ‘Associativismo Desportivo: da Gestão Voluntária à Profissionalização’, contou com os oradores Alfredo Silva, Professor Associado na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, onde coordena a Licenciatura em Gestão do Desporto e integra o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) e com João Pereira, presidente do Ginásio Clube Português. Na sessão foram explorados vários temas e debateu-se, essencialmente, acerca de três perguntas:
Como equilibrar a tradição e o espírito associativo com a profissionalização?
Quais são as vantagens de uma gestão baseada em critérios empresariais?
Como garantir que a profissionalização não afaste o envolvimento dos voluntários, que são a base de muitos clubes?
Já o tema da segunda tertúlia, ‘Especialização Precoce do Jovem Atleta’, teve como oradores Pedro Roque, diretor desportivo do Comité Olímpico de Portugal, Paulo Barata, docente da Universidade Lusófona e coordenador do Instituto Lusófono de Treino Desportivo, e Sara Malhoa, psicóloga do desporto. Foram debatidas opiniões e teses sobre os seguintes temas:
O que significa a especialização precoce;
Quais são as suas vantagens e desvantagens;
De que forma o equilíbrio entre treino, prazer e desenvolvimento global influencia a formação de um atleta — e, acima de tudo, de uma pessoa.
Estes dois eventos realizaram-se ao abrigo do Contrato Programa assinado entre a CDP e a CMO para a dinamização de debates sobre desporto.




