Com um bronze que chegou depois da hora, Iúri Leitão conquistou, na madrugada desta sexta-feira, a primeira medalha de Portugal no Campeonato do Mundo UCI de Pista 2025, competição que decorre até ao próximo domingo, 26 de outubro, no Velódromo Peñalolén, no Chile.
O Campeão Olímpico foi o primeiro dos três ciclistas nacionais a entrar em ação no segundo dia deste Mundial, participando na corrida de Scratch, uma disciplina que já venceu por quatro vezes em Europeus.
A história desta corrida resume-se, praticamente, às duas últimas voltas e à confusão gerada por uma classificação que, inicialmente, foi dada à 41ª volta das 40 programadas, colocando o português no 6º lugar provisório e longe das medalhas, após um sprint abortado pelo toque de um adversário belga, prontamente assinalado pelo português.
Porém, a volta suplementar acabou, naturalmente, por ser anulada, pelo que a classificação foi revista e Iúri Leitão passou a ocupar o 4º posto e, pouco depois, o 3º lugar final, já que os comissários entenderam excluir o belga Jules Hesters pelo seu movimento em pista, desviando o português da sua trajetória e impedindo-o de realizar o sprint final.
Um final confuso, mas que permitiu a Iúri Leitão arrecadar o bronze, numa prova ganha pelo alemão Moritz Augenstein, na frente do neerlandês Yanne Dorembos.
Esta foi a terceira medalha em Mundiais para Iúri leitão, depois do ouro conseguido em omnium, em 2023, em Glasgow, Escócia, e da prata em eliminação no Mundial de 2021, em Roubaix, França.
Esta sexta-feira, estarão em ação todos os três ciclistas portugueses, com Iúri no Quilómetro (qualificação), Diogo Narciso na Perseguição Individual (qualificação e João Matias na final da Corrida por Pontos.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo




