Balcão das Federações

10 medalhas no primeiro dia de Europeus

Out 27, 2025 | Destaques Desportivos, Natação

Primeiro dia de competição nas piscinas de Albufeira com Portugal a assumir-se como uma das potências presentes no 8.º Campeonato da Europa de Síndrome de Down. Num resumo da primeira jornada, poder-se-ia dizer com toda a legitimidade que a Seleção Nacional brilhou ao mais alto nível na estreia, com todos os nadadores a marcarem presença nas finais e, já antes, nas eliminatórias, a fazerem cair recordes do mundo, como sucedeu com Vicente Pereira nos 100 metros livres e Matilde Gaspar nos 200 metros bruços.

No final do dia, um total de 10 medalhas conquistadas, quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Excecional!

Vamos por partes, com destaque para Vicente Pereira e Matilde Gaspar. O primeiro, logo nas eliminatórias dos 100 metros livres, disse ao que vinha: melhorou o seu próprio recorde mundial, nadando a distância em 1.04,83 minutos. Na final, viria a nadar mais lento (1.05,41 minutos), mas suficiente para ganhar a primeira de duas medalhas de ouro que viria a conquistar – a outra seria conquistada na estafeta 4/100 metros estilos, juntamente com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida, com novo recorde mundial (5.22,16 minutos).

Pouco depois de Vicente Pereira… Matilde Gaspar a brilhar na piscina de 25 metros de Albufeira nos 200 metros bruços. Na eliminatória bateu o recorde do mundo (3.39,61 minutos) e, à tarde, na final, conquistou a medalha de ouro na distância.

Nos 200 metros bruços, Portugal continuava a somar medalhas. Diogo Matos ganhou o primeiro ouro (o segundo seria na estafeta) terminando a prova em 3.19,05 minutos, enquanto José Vieira terminaria a prova com bronze e um recorde mundial de Masters 2 (3.31,24 minutos).

Nos 50 metros costas mais duas medalhas de bronze. Diana Torres (46,95 minutos) e a jovem estreante Sofia Fonseca (mosaico) a ganhar a sua primeira medalha e logo com recorde mundial júnior (46,77 minutos).

De manhã, e numa final direta dos 400 metros livres, André Almeida ganharia a medalha de prata (5.45,34 minutos) e Francisco Montes a de bronze (5.55, 77 minutos), sendo que o primeiro, na última prova do dia, juntaria a medalha de ouro ao seu currículo na estafeta.

Nesta prova, Sofia Fonseca (mosaico) garantiu também o bronze com 6.50,49 minutos.

Referência ainda para os resultados na final dos 100 metros livres – André Almeida (4.º), Filipe Santos (6.º, com recorde mundial de Masters 2), Diogo Rego (8.º) e Filipa Reis (7.ª) – e nos 50 metros costas – Filipe Santos (7.º) e Diogo Rego (8.º).

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Outros Destaques

Ema Pitoco de Sousa conquista bronze

Ema Pitoco de Sousa conquista bronze

A atleta da seleção nacional de Dança, Ema Pitoco de Sousa, conquistou, esta manhã, a medalha de bronze no escalão de Juniores, no Campeonato do Mundo de Patinagem Artísitca que decorre em Pequim, China. Ema venceu o bronze com a pontuação de 140.01, no total dos dois...

Portugal alcança 8 medalhas no Mundial

Portugal alcança 8 medalhas no Mundial

A Seleção Nacional de Kung-Fu Tradicional conquistou resultados históricos no 10.º Campeonato do Mundo de Kung-Fu Tradicional, realizado em Emeishan, China, superando amplamente os objetivos definidos para a competição e alcançando um desempenho global superior ao...

Francisca Jorge foi 2.ª em Poitiers

Francisca Jorge foi 2.ª em Poitiers

Com a histórica participação da Seleção Nacional no Play-off para os Qualifiers da Billie Jean King Cup à porta – de 14 a 16 de novembro -, Francisca Jorge cumpriu mais uma semana a evidenciar o bom momento, saindo do W75 de Poitiers, França, como...