Balcão das Federações

10 medalhas no primeiro dia de Europeus

Out 27, 2025 | Destaques Desportivos, Natação

Primeiro dia de competição nas piscinas de Albufeira com Portugal a assumir-se como uma das potências presentes no 8.º Campeonato da Europa de Síndrome de Down. Num resumo da primeira jornada, poder-se-ia dizer com toda a legitimidade que a Seleção Nacional brilhou ao mais alto nível na estreia, com todos os nadadores a marcarem presença nas finais e, já antes, nas eliminatórias, a fazerem cair recordes do mundo, como sucedeu com Vicente Pereira nos 100 metros livres e Matilde Gaspar nos 200 metros bruços.

No final do dia, um total de 10 medalhas conquistadas, quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Excecional!

Vamos por partes, com destaque para Vicente Pereira e Matilde Gaspar. O primeiro, logo nas eliminatórias dos 100 metros livres, disse ao que vinha: melhorou o seu próprio recorde mundial, nadando a distância em 1.04,83 minutos. Na final, viria a nadar mais lento (1.05,41 minutos), mas suficiente para ganhar a primeira de duas medalhas de ouro que viria a conquistar – a outra seria conquistada na estafeta 4/100 metros estilos, juntamente com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida, com novo recorde mundial (5.22,16 minutos).

Pouco depois de Vicente Pereira… Matilde Gaspar a brilhar na piscina de 25 metros de Albufeira nos 200 metros bruços. Na eliminatória bateu o recorde do mundo (3.39,61 minutos) e, à tarde, na final, conquistou a medalha de ouro na distância.

Nos 200 metros bruços, Portugal continuava a somar medalhas. Diogo Matos ganhou o primeiro ouro (o segundo seria na estafeta) terminando a prova em 3.19,05 minutos, enquanto José Vieira terminaria a prova com bronze e um recorde mundial de Masters 2 (3.31,24 minutos).

Nos 50 metros costas mais duas medalhas de bronze. Diana Torres (46,95 minutos) e a jovem estreante Sofia Fonseca (mosaico) a ganhar a sua primeira medalha e logo com recorde mundial júnior (46,77 minutos).

De manhã, e numa final direta dos 400 metros livres, André Almeida ganharia a medalha de prata (5.45,34 minutos) e Francisco Montes a de bronze (5.55, 77 minutos), sendo que o primeiro, na última prova do dia, juntaria a medalha de ouro ao seu currículo na estafeta.

Nesta prova, Sofia Fonseca (mosaico) garantiu também o bronze com 6.50,49 minutos.

Referência ainda para os resultados na final dos 100 metros livres – André Almeida (4.º), Filipe Santos (6.º, com recorde mundial de Masters 2), Diogo Rego (8.º) e Filipa Reis (7.ª) – e nos 50 metros costas – Filipe Santos (7.º) e Diogo Rego (8.º).

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Outros Destaques

Três medalhas no Dubai

Três medalhas no Dubai

Portugal iniciou a sua participação no WPA Grand Prix Dubai com um desempenho notável, conquistando três medalhas logo nos primeiros dois dias de competição. Os atletas Mamudo Baldé e Olávio Correia foram os grandes protagonistas dos dois primeiros dias de provas,...

Tiago Berenguer lidera ranking europeu

Tiago Berenguer lidera ranking europeu

Tiago Berenguer subiu hoje ao primeiro lugar do ranking europeu de Badminton em Singulares Homens Sub19. Além de estar agora na liderança da listagem da Confederação de Badminton da Europa, o jovem atleta está no 6.º lugar do ranking mundial da Federação Internacional...

Peu Araújo e Pedro Graça vencem na Madeira

Peu Araújo e Pedro Graça vencem na Madeira

Peu Araújo e Pedro Graça conquistaram o título masculino no FIP Padel Bronze Madeira, após um triunfo na final frente aos cabeças de série número 1, Simone Cremona e Sten Richters, por 3-6, 6-4 e 6-3, confirmando uma excelente prestação ao longo de toda a competição....