Balcão das Federações

Matilde Gaspar, Diana Torres, Sofia Fonseca e Vicente Pereira: seis medalhas de ouro

Nov 1, 2025 | Destaques Desportivos, Natação

Último dia de competição no 8.º Campeonato da Europa de Síndrome de Down, com a Seleção Nacional a terminar a competição da mesma forma que a iniciaram. A conquistar medalhas (ao todo foram dez, seis de ouro, três de prata e uma de bronze) e a fazer cair recordes mundiais e europeus. Excecional!

Neste derradeiro dia de competição, são vários os nadadores em destaque. Invariavelmente, Vicente Pereira que voltou a afirmar-se como um dos melhores do Mundo ao somar mais três medalhas de ouro: venceu os 50 metros livres (29,94 segundos), os 100 metros estilos (1.17,43 minutos) e ainda fez parte da estafeta 4/50 livres, juntamente com Filipe Santos, Diogo Rego e Diogo Matos, que ganhou a medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde europeu da distância (2.09,00 minutos).

Mas não foi apenas o nadador do Sporting em evidência neste último dia, pois também Matilde Gaspar teve brilhante ao vencer o ouro nos 1500 metros e logo com um novo recorde mundial (26,26,22 minutos), ela que antes de entrar em competição já detinha o recorde europeu.

No que diz respeito a medalhas de ouro conquistadas há que referir ainda Diana Torres nos 200 metros mariposa (3.52,11 minutos) e a jovem de apenas 13 anos que, em estreia em competições internacionais, voltou a ganhar ouro nos 50 metros livres (mosaico) e com novo recorde mundial júnior.

Mas a excelência dos nadadores nacionais não ficou por aqui, com Filipa Reis a conquistar a prata nos 200 metros mariposa (3.53,71 minutos), tal como sucedeu com Francisco Montes nos 1500 metros livres (23.54,04 minutos) e com Diogo Matos nos 100 metros estilos (1.23,24 minutos).

Já Filipe Santos ganhou a medalha de bronze na final dos 50 metros livres (31,36 segundos). Nesta final, Diogo Rego foi 5.º (32,96 segundos) e Diogo Matos foi 6.º (33,11 segundos).

Ainda nos 100 metros estilos, dizer que José Vieira não conseguiu chegar à final e André Almeida, segundo na eliminatória de manhã, acabou por ser desqualificado.

Contas feitas, nos cinco dias de competição, Portugal conquistou 45 medalhas, 18 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze e os nadadores portugueses, independentemente do escalão, melhoraram 13 recordes mundiais e 3 europeus.

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Outros Destaques

Ouro e Bronze para João Soldado

Ouro e Bronze para João Soldado

João Soldado ganhou a medalha de ouro em singulares e de bronze em pares masculinos, no Campeonato do Mundo Virtus que decorre no Cairo, Egito.Em pares, João Soldado fez dupla com o francês Octave Jeanpierre. Marco Rodrigues é o treinador de João Soldado. Fonte:...

Duas medalhas para Portugal

Duas medalhas para Portugal

No Campeonato do Mundo de Judo de Veteranos, Portugal conquistou duas medalhas: Nuno António foi ouro em M5 -66kg e João Santos foi prata em M5 -100kg. A prova teve lugar em França. Fonte: Federação Portuguesa de Judo

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko 3.º em França

Jaime Veselko ficou em 3.º lugar na final internacional do Rip Curl GromSearch 2025, realizada em Plage Santocha, França. O surfista de 16 anos, e único representante português em prova, voltou a mostrar seu talento e consistência com um desempenho que o coloca entre...