Decorreu nesta quinta-feira, 13 de novembro, mais uma reunião do Conselho Consultivo da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), nas instalações da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na antiga sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.
Gonçalo Saldanha, diretor da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), é o representante da CDP neste órgão e marcou presença na reunião, que abordou a situação geral da ADoP, discutiu as principais alterações do Código Mundial Antidopagem 2027 e respetivas implicações para a conformidade e também debateu a atualização da nova lista de substâncias e métodos proibidos para 2026.
O encontro centrou-se ainda na análise da auditoria realizada à ADoP pela APCER, em 2025, e no debate sobre as ações desenvolvidas pela ADoP em 2025.
Estiveram também presentes o Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias, a sua assessora Dra. Filipa Cavalleri, e representantes de entidades-chave: IPDJ, Comité Paralímpico, INFARMED, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Médicos, ICAD, Comissão de Atletas Olímpicos, ASAE, além do Laboratório Antidopagem de Lisboa (Dr. João Ruivo) e da CAUT (Dr. Pedro da Mata).




