O Comité Olímpico de Portugal (COP) distinguiu hoje os melhores do desporto português, em Lisboa, durante o evento “Celebração Olímpica”, que contou com variadas figuras do movimento olímpico português.
Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), também esteve presente, ao lado de Carlos Dias Ferreira, secretário-geral da CDP.
Destaque ainda para as presenças de dois diretores da CDP, enquanto Presidentes de Federações, no caso Eugénio Almeida, presidente da Federação Portuguesa de Voo Livre, e Gonçalo Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
Os campeões do Mundo de Atletismo, Isaac Nader (1500m) e Pedro Pichardo (triplo salto), e da Canoagem, Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha (K4 500m), receberam o Prémio de Excelência Desportiva, tal como a Campeã Europeia de Judo, Patrícia Sampaio.
A Ordem Olímpica Nacional foi para o primeiro campeão olímpico português, Carlos Lopes.
Foram ainda entregues os seguintes prémios:
- Educação Olímpica – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra;
- Investigação Científica – Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano;
- Prémio José Manuel Constantino – Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto (promoção da prática desportiva em contexto escolar federado);
- Juventude – Jéssica Rodrigues e Kiko Costa;
- Ética Desportiva – Manuel Sérgio (a título póstomo);
- Mérito Desportivo: Paulo Pereira e Rui Fernandes;
- Prémio Prestígio – Ticha Penicheiro.
Foto: COP




