A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organizou, esta quinta-feira, mais uma edição da Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, que reuniu cerca de 30 representantes das federações desportivas. Esta sessão contou com dois momentos inéditos de diálogo direto com candidatos à Presidência da República
Ao longo da tarde, os responsáveis das federações tiveram oportunidade de partilhar perspetivas com Luís Marques Mendes e António Filipe.


Ambos os candidatos manifestaram disponibilidade para manter uma relação de cooperação próxima com o movimento federativo e reconheceram a relevância da CDP na articulação das prioridades estratégicas para o desenvolvimento do setor.
O encontro decorreu num ambiente aberto e construtivo, permitindo partilhar desafios concretos enfrentados diariamente pelas federações na promoção de um desporto mais robusto, equitativo e valorizado.
No início das conversas, a CDP lançou dois desafios concretos aos candidatos: “Queremos que o próximo Presidente da República use a sua magistratura de influência para considerar o Desporto como uma prioridade política. Propusemos que seja definido, em conjunto com as federações, um quadro transparente de critérios para as condecorações desportivas, e lançámos o convite ao próximo Presidente da República de presidir a uma Cimeira e que se reúna, uma vez por ano, com os presidentes de federação”, sublinhou Daniel Monteiro, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal.
Este momento de partilha marcou mais um passo na construção de um projeto de valorização do setor, que deve envolver todos: das autarquias locais à mais alta figura do Estado.
A CDP encontra-se em contacto com as restantes candidaturas presidenciais para dar continuidade a este ciclo de diálogo, no âmbito da iniciativa “Conversas à Presidente”, que terá novas edições nas próximas semanas.




