Balcão das Federações

Plano de Atividades e Orçamento 2026 aprovado por unanimidade

Dez 2, 2025 | Institucional

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), realizada hoje, 02 de dezembro, no Auditório do Templo da Poesia, em Oeiras, aprovou por unanimidade a proposta do Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2026.

Daniel Monteiro, presidente da CDP, abriu a sessão destacando que duas das prioridades políticas da Confederação para a presente legislatura já estão efetivadas: a criação do novo Ministério que integra o Desporto, a Cultura e a Juventude, e o lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD). O presidente realçou igualmente a postura interventiva das Federações relativamente ao Orçamento do Estado, citando, entre outros exemplos, a proposta de alteração do Regime Jurídico dos Jogos e Apostas Online e o pacote de alterações à Legislação Fiscal aplicável ao Desporto. Daniel Monteiro afirmou que todos os partidos políticos reconheceram o trabalho da CDP e que existe abertura para que algumas propostas sejam agora discutidas e implementadas fora do âmbito do Orçamento do Estado. «O objetivo da Confederação será sempre lutar por melhores condições para as federações», afirmou.

Seguiu-se a apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2026. O presidente salientou o objetivo de consolidar e alargar o Balcão das Federações e de lançar o Manual do Dirigente Associativo Desportivo. Anunciou ainda que serão celebrados protocolos com vários municípios para criar o Balcão dos Clubes — uma ferramenta semelhante ao Balcão das Federações, vocacionada para os clubes desportivos, disponibilizada pelas Câmaras Municipais e gerida pela CDP.

Entre os objetivos para 2026 estão também a conclusão do rebranding do Centro de Formação e o desenvolvimento de uma Campanha Nacional de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis. A posição política da CDP será reforçada com o lançamento de um Centro de Estudos, em parceria com autarquias, destinado a aprofundar a análise dos desafios específicos do ecossistema desportivo nacional, desde a base ao alto rendimento.

No plano político, a CDP irá consolidar o papel estratégico que já assumiu, tendo como instrumentos fundamentais as Cimeiras de Presidentes das Federações Desportivas, o reforço do diálogo com o Governo e com os Partidos políticos e o alargamento da rede de influência da Confederação e das Federações. No âmbito europeu, está programada uma visita ao Parlamento Europeu no início de fevereiro, com uma delegação de 20 elementos.

Para 2026, a Confederação acompanhará a implementação do PNDD, apelando à sua integração na comissão técnica de acompanhamento (presidida pelo IPDJ); será lançado um estudo de impacto económico do desporto e terá início a preparação da Sports Summit 2027, um evento destinado a reunir especialistas nacionais e internacionais do setor.

O plano inclui ainda o reforço da estratégia de comunicação — com o objetivo de dar maior Voz às Federações — e a realização da Gala do Desporto de Portugal.

Foi também aprovada por unanimidade a ata da Assembleia Geral de 07 de abril de 2025 e o Regulamento Remuneratório da CDP. A AGO contou com a presença de mais de duas dezenas de federações desportivas.

Plano de Atividades e Orçamento 2026

Outras Notícias

Daniel Monteiro marca presença na Gala da FPKMT

Daniel Monteiro marca presença na Gala da FPKMT

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, marcou hoje presença na 37.ª Gala da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai (FPKMT), na Fundação Champalimaud, em Lisboa. No evento foram homenageados atletas, treinadores, clubes e demais...