A Gala do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) 2025 realizou-se nesta quarta-feira, 10 de dezembro, no Pátio da Galé, em Lisboa, numa noite inteiramente dedicada à celebração do desporto paralímpico e surdolímpico nacional, com destaque para a participação histórica de Portugal nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, nos quais Portugal alcançou os melhores resultados de sempre com seis medalhas e nove diplomas.
Eugénio Almeida e Gonçalo Saldanha, diretores da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), representaram a CDP neste evento.
Durante a Gala foram entregues várias placas de agradecimento a atletas, treinadores e dirigentes, bem como aos Comités Paralímpicos Nacionais de Angola, Cabo Verde, Grécia, Polónia e Azerbaijão, pela proximidade institucional e cooperação.
Além disso, o CPP entregou Medalhas de Mérito a atletas que se distinguiram em competições europeias e mundiais ao longo de 2025. Vicente Pereira, na natação, e João Soldado, no ténis de mesa, que não integram o desporto paralímpico e surdolímpico foram também distinguidos pelas suas conquistas.


Fonte e Fotos: CPP




