A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) realizou esta quinta-feira a última edição do ano da Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, reunindo cerca de 25 representantes do movimento federativo nacional. A sessão ficou assinalada por dois momentos de diálogo direto com candidatos à Presidência da República.
Esta iniciativa criou um espaço de reflexão, permitindo aos dirigentes das federações partilhar perspetivas com João Cotrim de Figueiredo e Jorge Pinto, sobre os principais desafios estruturais do desporto e o papel das instituições na sua valorização.
Ambos os candidatos demonstraram vontade de estabelecer uma relação de proximidade e cooperação com o movimento federativo, sublinhando a importância da CDP enquanto entidade agregadora e estratégica na definição de prioridades para o setor.
No enquadramento inicial das conversas, a CDP apresentou um conjunto de desafios aos candidatos presidenciais. “Defendemos que o próximo Presidente da República assuma o Desporto como uma prioridade política, usando a sua magistratura de influência nesse sentido. Propusemos também a construção, em conjunto com as federações, de critérios claros e transparentes para as condecorações desportivas, e lançámos o convite ao futuro Presidente da República de presidir a uma Cimeira e reunir-se, anualmente, com os presidentes de federação”, afirmou Daniel Monteiro, Presidente da CDP.


Integrado na iniciativa “Conversas à Presidente”, este foi o terceiro momento de diálogo promovido pela CDP, depois de uma primeira sessão, realizada em setembro, com a participação de António José Seguro e Henrique Gouveia e Melo, e de uma segunda edição, em novembro, que reuniu Luís Marques Mendes e António Filipe.
Todos os candidatos assumiram o compromisso de que, se forem eleitos, presidirão anualmente a uma Cimeira com todos os presidentes de federações desportivas.
Esta edição da Cimeira reforçou o compromisso da Confederação do Desporto de Portugal com um projeto sustentado de valorização do desporto, assente no envolvimento de todos os agentes, desde o poder local às mais altas figuras do Estado. A última Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas de 2025 encerra, assim, este ciclo de encontros dedicados ao diálogo com os candidatos à Presidência da República.




