A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) realizou, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, uma visita institucional às ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, em Bruxelas, reforçando a sua presença junto das instituições da União Europeia e afirmando o desporto português como um setor estratégico no espaço comunitário.
Da comitiva fizeram parte mais de 20 federações desportivas nacionais, numa iniciativa que espelhou a unidade do movimento associativo e a ambição de participar ativamente no debate europeu sobre o futuro do desporto.
Ao longo destes três dias de trabalho, a CDP e as federações desportivas reuniram-se com as eurodeputadas Ana Catarina Mendes (PS) e Lídia Pereira (PSD); com Georg Haeusler, Diretor para a Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia e com a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER). A agenda incluiu, ainda, um encontro com a Comissão Europeia, concretamente com Clint Tanti, Chefe de Gabinete do Comissário Europeu para a Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto.
Durante as reuniões, a CDP apresentou as suas principais prioridades, destacando-se:
• A defesa e o reforço do Modelo Europeu do Desporto, assente na solidariedade, na boa governação e na proteção dos direitos dos atletas;
• A necessidade de um financiamento mais equilibrado e sustentável, incluindo a valorização dos mecanismos de solidariedade entre desporto profissional e de base;
• O alinhamento entre políticas nacionais e europeias, nomeadamente no âmbito do Plano Estratégico para o Desporto em Portugal, da promoção da atividade física e do combate ao sedentarismo;
• O acompanhamento dos instrumentos europeus de financiamento, como o Erasmus+ Desporto, e outras linhas de apoio relevantes para federações e clubes.
O Presidente da CDP, Daniel Monteiro, afirma que: “o desporto tem de ser reconhecido como um setor estratégico para a Europa, com impacto social, educativo e económico. Esta visita permitiu afirmar as prioridades do desporto português junto dos decisores europeus e reforçar a articulação institucional necessária para defender os interesses das nossas federações e clubes.”
Com esta iniciativa, a Confederação do Desporto de Portugal consolida a sua presença como ator fundamental na definição das políticas públicas para o Desporto, tanto a nível nacional como europeu. A CDP, agora com laços reforçados jutos das instituições europeias, reafirma o seu compromisso de contribuir ativamente para políticas que promovam um desporto mais justo, sustentável e inclusivo em Portugal e em toda a União Europeia.
Foto: Tony da Silva / CDP




