Balcão das Federações

Federação Portuguesa de Ténis celebrou 100 anos

Mar 16, 2025 | Institucional

Palco de tanta história, o Central do Complexo de Ténis do Jamor perfilava-se como o cenário ideal para celebrar os 100 anos da Federação Portuguesa de Ténis. E foi circundado pelas arcadas que lhe conferem lugar entre os mais belos courts do mundo que pelo palco da gala do centenário se reviveram pedaços da história escrita, oficialmente, a partir de 16 de março de 1925. Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, marcou presença numa Gala repleta de momentos altos.

João Sousa recebeu o Prémio Carreira, não fora o vimaranense o melhor de todos os tempos do ténis português com quatro troféus ATP, recordes na Taça Davis e o 28.º lugar no ranking mundial, do qual Nuno Borges, outro dos homenageados da noite, esteve próximo de chegar, quando ocupou o 30.º lugar depois da vitória no ATP de Bastad. A caminhada continua para Borges, a jogar do outro lado do Atlântico, mas o estatuto de Conquistador nunca deixará de acompanhar Sousa.

Antigo tenista e um dos oito a ter chegado à alta-roda no top-100, foi como treinador que o trabalho de Rui Machado foi enaltecido nesta noite de magia para universo das raquetas. Capitão da Taça Davis, selecionador e Diretor Técnico Nacional, o algarvio é ainda coordenador do Centro de Alto Rendimento que se tem firmado como um verdadeiro laboratório de campeões e de projetista do futuro desde a área da formação ao Alto Rendimento.

O presente, todavia, não existiria sem passado e os clubes pioneiros não foram esquecidos. Há cem anos, já dinamizavam a modalidade e continuam a fazê-lo: Ateneu Artístico Cartaxense (1880), Club Internacional de Foot-Ball (1902), Club Sportivo Nun’Álvares (1915), Tennis Club Figueira da Foz (1917), Luso Ténis Clube (1921, clube fundador), Ala Nun’Álvares Gondomar (1923), Estrela e Vigorosa Sport (1924) foram, por isso, homenageados, tal como Lawn Tennis Club (da Terceira, fundado em 1901) Lawn Tennis Club da Foz (1903) e Sport Club do Porto (1904).

Dos tenistas, aos clubes, os dirigentes também desfilaram no palco do centenário. Antigos presidentes que deram o contributo até aos dias de hoje para o ténis ser a segunda maior modalidades do País. E se nenhum foi esquecido nos ecrãs que deram cor e som à história, individualmente José Manuel Castro Rocha, Paulo de Andrade, Manuel Valle-Domingues, José Corrêa de Sampaio, José Maria Calheiros e Vasco Magalhães Costa subiram ao palco para a merecida homenagem.

O ténis tem portas abertas a outras variantes. Por isso, no de praia, com o 28.º que ocupa o ranking mundial, Marta Magalhães recebeu o prémio de atleta em ténis de praia. Também em cadeira de rodas, a modalidade tem vindo a ganhar expressão, dando alento a tantos que a abraçaram lá fora e cá dentro, como foi o caso o internacional Jean Paul Melo, outro dos homenageados da noite.

A modalidade é também Arbitragem. Supervisor da ATP há décadas, Carlos Sanches foi galardoado com o prémio desta categoria.

Uma noite em que o ténis foi contado ponto a ponto de várias formas pelos ecrãs do recinto, a chuva se juntou à festa qual cascata a cair sobre o teto transparente da tenda… Ainda teve Áurea a dar música aos presentes que, em torno do bolo, cantaram os Parabéns e ajudaram a Federação Portuguesa de Ténis a soprar as velas do bolo em forma de 100, com a comunidade do ténis a desejar boa sorte para anos vindouros.

Fonte: Federação Portuguesa de Ténis e CDP

Outras Notícias

20 mil pessoas correram Meia Maratona de Lisboa

20 mil pessoas correram Meia Maratona de Lisboa

A edição 2025 da Meia Maratona de Lisboa reuniu, neste domingo, cerca de 20 mil participantes e voltou a afirmar-se como uma das provas mais emblemáticas do calendário nacional e internacional, iniciando-se na Ponte Vasco da Gama e terminando no centro da capital, no...

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa celebrou 81 anos

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa celebrou 81 anos

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) comemorou na tarde deste sábado, 25 de outubro, na sala Luís Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, o 81.º aniversário, na presença de uma centena de convidados, atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e outros...

Daniel Monteiro presente na entrega das Quinas de Ouro 2025

Daniel Monteiro presente na entrega das Quinas de Ouro 2025

A Cidade do Futebol acolheu, na manhã deste sábado, a entrega das Quinas de Ouro 2025. A FPF promoveu um evento que celebrou o futebol português, ao reconhecer o trabalho, o valor e o contributo de muitos que, ao longo do último ano e no percurso da sua vida ativa,...