Balcão das Federações

Liliana Cá conquista prata no lançamento do disco

Mar 16, 2025 | Destaques Desportivos, Atletismo

Depois Jéssica Inchude reconquistar ontem o ouro no lançamento do peso, na Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu este fim-de-semana, em Nicósia, no Chipre; hoje foi a vez de Liliana Cá carimbar a sua quinta medalha nesta competição, no lançamento do disco, desta vez, a de prata, com 62,66 metros, a melhor marca nacional da disciplina nesta temporada.

Liliana Cá, que conquistou a medalha de prata em 2023, a de ouro em 2021 e duas medalhas de bronze, uma em 2017, ainda sub-23, e a outra em 2022; liderou o concurso até ao quarto ensaio, no qual lançou 62,66 metros. Depois de dois ensaios nulos, a portuguesa, treinada por Luís Herédio Costa, deixou escapar a liderança para a sueca Vanessa Kamga, que ao quinto ensaio garantiu o ouro, com um lançamento de 63,25 metros, ultrapassando Liliana Cá, que até aí detinha também a melhor marca mundial do ano. Na resposta, a portuguesa fez um sexto ensaio nulo e a sueca terminou com um novo lançamento acima dos 62 metros.

Ainda do lado feminino, Mariana Câmara classificou-se em 12.º lugar no lançamento do peso sub-23, com a marca de 13,32 metros. Catarina Flor foi 13.ª no lançamento do martelo, também no escalão sub-23, com um melhor ensaio de 55,08 metros.

Nas restantes provas, todas masculinas, o recordista de Portugal, Tsanko Arnaudov, que tem uma medalha de prata nesta competição, conquistada em 2016; terminou a sua prestação nesta edição, com um 5.º lugar no lançamento do peso. O também recordista de Portugal e medalha de prata nesta competição, mas em 2022, Leandro Ramos, obteve hoje o 9.º lugar na tabela classificativa, com um melhor lançamento do dardo a 77,18 metros. Décio Andrade classificou-se na 9.ª posição, no lançamento do martelo sub-23, com a marca de 69,38 metros; e João Fernandes, com um melhor lançamento de 67,45 metros, foi 10.º no dardo sub-23.

Portugal termina a sua prestação na Taça da Europa de Lançamentos 2025, no 5.º lugar do medalheiro coletivo, com uma medalha de ouro e outra de prata, exa équo com as seleções da Chéquia, da França e da Hungria. Os resultados completos estão disponíveis em Portugal termina a sua prestação na Taça da Europa de Lançamentos 2025, no 5.º lugar do medalheiro coletivo, com uma medalha de ouro e outra de prata, exa équo com as seleções da Chéquia, da França e da Hungria. 

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Outros Destaques

Seleção conquista 6 medalhas

Seleção conquista 6 medalhas

A Seleção Nacional de Atletismo Síndrome de Down conquistou 6 medalhas (3 de ouro e 3 de bronze) no 2º dia de provas do Campeonato da Europa IAADS que decorre em Praga, na Chéquia. As medalhas de ouro foram alcançadas por Beatriz Bastos nos 100m e no triatlo mosaico e...

Mais dois Ouros e um Bronze

Mais dois Ouros e um Bronze

Prosseguem as provas em Praga com o segundo dia de competições dos Campeonatos da Europa de Atletismo e Ténis de Mesa para atletas com Síndrome de Down. O dia foi bastante produtivo no Ténis de Mesa com João Soldado Gonçalves ao fazer dupla com a jogadora checa Dita...

Nuno Borges bate anfitrião Billy Harris e faz história

Nuno Borges bate anfitrião Billy Harris e faz história

O tenista português Nuno Borges qualificou-se quarta-feira para a terceira ronda do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, ao eliminar o britânico Billy Harris, em Londres. O número um nacional e 37 do mundo dominou o encontro, que começou atrasado devido à...