Balcão das Federações

Confederação do Desporto de Portugal apresenta as Prioridades Políticas para a XVII Legislatura

Abr 28, 2025 | Institucional

Tendo em vista o cenário de eleições legislativas antecipadas, e à semelhança do que foi feito no início da XVI Legislatura, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) elaborou um novo documento com as Cinco Prioridades Políticas para a XVII Legislatura.

A primeira prioridade reafirma a urgência na construção e implementação de um Plano Estratégico para o Desporto Português — um plano integrado e participado, construído em conjunto com todos os agentes do setor, com objetivos claros, metas mensuráveis e mecanismos de monitorização e avaliação. Este plano deverá responder aos doze desafios estratégicos já identificados e ser a base de uma política pública coerente e de longo prazo para o Desporto.

A segunda prioridade incide sobre a necessidade premente de um novo modelo de financiamento para o Desporto Nacional. A atual estrutura de financiamento, limitada quase exclusivamente às receitas dos jogos sociais, tem sido um entrave ao desenvolvimento sustentado do setor. A CDP defende a criação de um Fundo de Desenvolvimento Desportivo, financiado com 7,5% do Imposto Especial sobre o Jogo Online (IEJO), conforme proposto na última Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, realizada a 7 de abril de 2025. Este fundo visa corrigir desigualdades e garantir que todas as modalidades podem aceder a mais financiamento para as suas atividades regulares, não deixando Federações desportivas de fora, potenciando o mérito desportivo e de gestão e os projetos de desenvolvimento desportivo.

A terceira prioridade destaca a necessidade de reforçar a Educação Física no 1º ciclo do ensino básico. Apesar de um aumento gradual na participação desportiva, Portugal continua entre os países da UE com menor percentagem de cidadãos fisicamente ativos. A CDP defende a implementação de um número mínimo de três tempos semanais de Educação Física no 1º ciclo, com impacto comprovado no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças.

A quarta prioridade relaciona-se com a presença do Desporto no serviço público de rádio e televisão. Em 2025 foi assinado um novo Contrato de Concessão com a RTP que inclui, pela primeira vez, uma cláusula dedicada à promoção da diversidade desportiva. A CDP participou ativamente na consulta pública deste contrato e continua a pugnar pela criação de uma grelha de programação que reflita a riqueza do ecossistema desportivo nacional, co-construída com o movimento associativo desportivo.

Por fim, a quinta prioridade é a criação de um Ministério do Desporto. À semelhança do que já acontece em muitos Estados-Membros da União Europeia — e agora também a nível da Comissão Europeia, com a nomeação de um Comissário com a tutela do Desporto — Portugal deve conferir ao setor o peso institucional e político correspondente ao seu impacto económico, social e cultural. Um Ministério próprio permitiria implementar reformas estruturais com maior eficácia e garantir a representação do Desporto ao mais alto nível da decisão política.

O documento das Cinco Prioridades Políticas para a XVII Legislatura já foi remetido aos partidos candidatos às Eleições Legislativas de dia 18 de maio de 2025, reforçando o compromisso da CDP com uma visão estratégica para o Desporto em Portugal: fazer do Desporto um desígnio nacional.

Outras Notícias

Daniel Monteiro presente na Gala da Federação Portuguesa de Judo

Daniel Monteiro presente na Gala da Federação Portuguesa de Judo

A Federação Portuguesa de Judo promoveu, neste sábado, a sua habitual Gala, que decorreu no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo. Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, esteve presente nesta cerimónia, participando na entrega de prémios. Na...

CDP em visita institucional ao FC Porto

CDP em visita institucional ao FC Porto

A Confederação do Desporto de Portugal reuniu-se nesta terça-feira com o Futebol Clube do Porto, no Estádio do Dragão, num encontro de trabalho dedicado à análise de questões estruturantes para o desenvolvimento do Desporto português. Durante a reunião foram abordados...