Que dilemas éticos levanta a inovação no desporto para o desporto de base orientado por valores? Como podemos garantir que o progresso tecnológico no setor promove a acessibilidade e a inclusão para todos? E como asseguramos que os jovens estão representados de forma eficaz e significativa na governação do desporto?
Estas foram as questões centrais da edição de 2025 da Plataforma Europeia da Juventude e do Desporto (EYSP), que teve lugar de 5 a 7 de junho em Munique, Alemanha. O evento reuniu 150 jovens de toda a Europa para explorar temas-chave como inovação no desporto, saúde mental, sustentabilidade e participação jovem.
Um dos principais resultados da EYSP2025 foi a co-criação do documento de conclusões finais, um esforço colaborativo dos participantes para apresentar recomendações concretas a decisores políticos e outras partes interessadas.
Este documento de conclusões reflete a voz coletiva da juventude europeia e sublinha a necessidade de encontrar um equilíbrio entre valores e desempenho no desporto. Questiona se as inovações emergentes estão alinhadas com os princípios de ética, acessibilidade, inclusão e bem-estar mental, e se a transformação digital do desporto responde, de facto, às necessidades dos jovens.
Ao apresentar um conjunto de recomendações claras e orientadas pelos jovens, o documento apela aos decisores e intervenientes a todos os níveis para que tomem medidas informadas e com impacto. O objetivo é influenciar as futuras políticas da UE e nacionais em matéria de juventude e desporto, garantindo que estas se mantenham responsivas, inclusivas e voltadas para o futuro.
As Conclusões da EYSP25 apelam à União Europeia, aos seus Estados-Membros e a todos os intervenientes no setor da Juventude e do Desporto que unam esforços para dar resposta às recomendações apresentadas pelos jovens participantes da EYSP2025.
O documento pode ser consultado aqui.
Fonte: ENGSO YOUTH