O xadrez português acaba de conseguir um dos maiores sucessos de sempre, através do talento e qualidade do Sub-08 Tomás Almeida, que se sagrou vice-campeão da Europa de Semi-rápidas.
O jovem jogador do Xadrez Colégio Efanor conseguiu o feito em Salónica (Grécia), ao terminar a prova reservada aos Sub-08 na segunda posição, com 7,5 pontos em nove jornadas. Número 6 à partida do torneio, por via dos seus 1741 pontos Elo, Tomás Almeida efetuou uma prova extraordinária, durante a qual apenas cedeu um empate, ao número 1 do torneio, o ucraniano Myron Netrebka (1944 pontos Elo), que se tornaria campeão, e foi derrotado na última jornada, perante o checo Tomas Bobrakov-Timoskin.
O jogador português liderou o torneio até à derradeira ronda, mas deixou escapar o título na única partida em que cometeu um erro grave.
O feito de Tomás Almeida é ainda mais significativo se soubermos que o jovem prodígio do Xadrez Colégio Efanor tem apenas sete anos e só cumpre o oitavo aniversário em dezembro.
Tomás Almeida é o único representante português nos Campeonatos da Europa de Jovens de Rápidas e Semi-rápidas, que se jogam em Salónica, até ao dia 8 de agosto.
Depois do grande torneio nas semi-rápidas (partidas de 15 minutos para cada jogador, mais dez segundos de incremento por cada jogada), Tomás Almeida acelera para a prova de rápidas (3 m + 2 s), que se realiza neste dia 7 de agosto, surgindo de novo como forte candidato ao pódio.
Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez