A seleção nacional de Sub-19 conquistou, esta noite, em Itália, o título europeu do escalão, ao vencer a Espanha por 5-2 na final. Após os triunfos em 2021 e 2023, Portugal alcança o tricampeonato, coroado com um percurso 100% vitorioso.
Em Viareggio, o jogo iniciou com um ritmo alucinante, com as duas equipas a procurarem as transições e a Espanha a adianta-se no marcador com apenas 30 segundos no relógio: após contra-ataque de Portugal, os espanhóis recuperaram a bola e saíram em transição para fazer 0-1.
O ritmo diminuiu um pouco depois do golo espanhol, mas ambos os conjuntos mantiveram a pressão, o equilíbrio e a procura do golo, com os dois guarda-redes em destaque, a negar a finalização.
Aos sete minutos Portugal logrou o empate, numa jogada combinada em que Santiago Honório conduziu a bola até à área adversária e colocou em Diogo Duarte para este fazer o 1-1, resultado ao intervalo.
No segundo tempo, Portugal entrou determinado e a ameaçar as redes espanholas, no entanto sem conseguir finalizar, muito graças à exibição de Martí Palleja entre os postes espanhóis.
Aos 11 minutos, foi assinalada a 10ª falta espanhola, mas o guardião espanhol defendeu a tentativa de Tomás Santos. No entanto, no minuto seguinte, Portugal chegou à vantagem através de uma iniciativa individual de Rodrigo Preciso, que entrou na área adversária e finalizou com o 2-1.
Pouco depois foi a vez de Portugal cometer a 10ª falta que os espanhóis desperdiçaram.
A vantagem no marcador animou o conjunto das quinas que continuou a pressionar e dilatou para o 4-1 em menos de um minuto: primeiro Afonso Ribeiro fez o 3-1 assistido por Martim Lopes e depois, numa jogada individual protagonizada por Diogo Duarte que finalizou de forma magistral para o 4-1.
Espanha tentou reagir e, apesar de ter reduzido na recarga de um penálti (4-2), o conjunto das quinas continuou com maior ascendente e a impor o seu hóquei, com Tomás Santos a fechar as contas e a marcar o 5-2.
Fonte: Federação de Patinagem de Portugal