Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha venceram a final de K4 500m do Mundial de Velocidade e Paracanoagem, que decorre até domingo, em Milão, em Itália. A conquista do ouro mundial junta-se ao ouro alcançado no Campeonato da Europa, no primeiro ano em que o quarteto compete na mesma embarcação.
O K4 português realizou uma prova de grande nível, mantendo-se sempre nas posições por onde passavam as decisões das medalhas. Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha mantiveram-se sempre concentrados e acabaram por vencer por uma “unha negra” a Hungria. O 3.º lugar do pódio foi alcançado pela Espanha.
Na outra final A do dia para Portugal, a C2 Femininos 500 metros, de Beatriz Fernandes e Inês Penetra, terminou na 9.ª posição, depois de, na véspera, ter feito história para a canoagem portuguesa ao conseguir, pela primeira vez, a presença de uma canoa feminina numa final de um Campeonato do Mundo de Velocidade e logo numa distância olímpica.
Esta sexta-feira, Iago Bebiano venceu a final B da prova de K1 Masculinos 200 metros, com o K4 Femininos 500 metros, de Teresa Portela, Ana Brito, Ana Rodrigues e Inês Costa, a terminar no 5.º lugar a final B. Fernando Pimenta assegurou a passagem à final A da prova de K1 Masculinos 1000 metros, depois de ter sido 2.º classificado na semifinal A2, enquanto Norberto Mourão vai estar na luta pelas medalhas na prova de VL2 Masculinos 200 metros, após ter vencido a semifinal 1.
Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem